Saúde celebra Dia da Enfermagem com atividades no Sesc Piracicaba

12 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

Hoje, 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem em homenagem a uma das principais categorias de trabalhadores dedicada a cuidar da saúde da população. Na Prefeitura de Piracicaba, mais de 700 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que atuam nos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

Para marcar a data, as coordenações do Departamento de Atenção Básica, da Atenção Secundária e da Saúde Mental, vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, prepararam uma programação especial para todos os profissionais da rede de atenção à saúde municipal nesta área, que aconteceu nesta sexta-feira, 12/05, no Ginásio do Sesc Piracicaba, sob o tema Enfermagem: Celebrando Juntos o Autocuidado. Para não prejudicar o atendimento, as atividades aconteceram nos períodos da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h às 16h.

A psicóloga Eline Rasera ministrou palestra com o tema Saúde Mental – Minha Escolha

Filemon Silvano, secretário de Saúde, agradeceu os profissionais da enfermagem que tanto colaboram para o atendimento e acolhimento da população. “Vocês são a engrenagem mais importante no atendimento público de saúde e nós só temos a agradecer o empenho de todos, principalmente durante a pandemia. Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria com o Sesc, por ter ofertado toda esta estrutura para que este evento pudesse acontecer”, afirmou.

Autocuidado foi o tema abordado junto aos profissionais da enfermagem neste dia 12 de maio

Nestes dois períodos foram programadas atividades especiais na recepção dos profissionais, seguidas de uma roda de conversa com o tema Saúde Mental – Minha Escolha, com a psicóloga Eline Rasera; a interatividade chamada Cuide-se, com os profissionais da Central de Fisioterapia da SMS; e roda de conversa com o tema Buscando o Equilíbrio, com as Terapeutas Ocupacionais da Saúde Mental, Camila Ayub Teixeira e Mariah Arrigoni. Ao final de cada período aconteceu momento de confraternização entre os participantes.

A técnica de enfermagem da UBS Caxambu Bruna Letícia Sampaio de Mello ficou encantada com o acolhimento e atividades realizadas. “É muito importante refletir sobre a importância da nossa profissão, mas também refletir em como estamos cuidando de nós mesmos. Passamos por uma pandemia que esgotou muito os profissionais da enfermagem. Se sentir acolhido e poder tirar um tempo para cuidarmos de nós. Só tenho a agradecer”, disse.

A técnica de enfermagem da UBS Caxambu, Bruna Mello, aprovou as atividades realizadas no ginásio do Sesc

Para Julia Chiodi, auxiliar de enfermagem do PSF Serra Verde, é muito importante o tema autocuidado abordado na data de hoje. “Nós cuidamos muito das pessoas e, às vezes, esquecemos de cuidar de nós mesmos. Esta reflexão e as atividades que participamos foi muito importante para seguirmos fazendo um bom trabalho com a população”, completou.

Julia Chiodi, auxiliar de enfermagem do PSF Serra Verde, durante atividade de Yoga realizada na manhã de hoje no Sesc Piracicaba

Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, destaca que esse momento foi importante para que os profissionais “que tanto cuidam do próximo sintam-se acolhidos e cuidados, se olhem e sejam olhados. E que em momentos desafiadores encontrem ferramentas para aliviar o stress do dia a dia”. “Me sinto honrada por fazer parte de uma categoria tão importante para o país e para Piracicaba. Gratidão aos nossos colegas que diariamente se dedicam a promover a saúde dos nossos munícipes”, enfatizou.

Para a enfermeira e coordenadora da Atenção Secundária, Rafaela Mossarelli Penedo, os profissionais da saúde, em especial os da enfermagem, enfrentaram bravamente a pandemia e continuam a atuar nos diversos espaços, lidando com as consequências do pós-pandemia. “Da mesma forma que houve impacto na vida de todos, também a enfermagem foi atingida pelo sofrimento e adoecimento. Isso mostra que esses profissionais são pessoas que precisam de cuidados e acolhimento. Esse momento vivido hoje é de celebração da bravura e do empenho de cada profissional, que cuida do próximo com carinho e dedicação”, enfatizou.

Cerca de 200 pessoas participaram das atividades que foram divididas em dois períodos

A DATA – O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A escolha do dia 12 de maio se baseou na data de nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Conta a história que Florence decidiu ser enfermeira aos 17 anos e, quando o Reino Unido entrou na guerra da Crimeia (1853 a 1856), ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Quatro anos mais tarde, ela fundaria a primeira escola de enfermagem do mundo, na Inglaterra. No Brasil, a enfermagem passou a ser uma data comemorativa em 1938.

A servidora Ana Corrente se caracterizou de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem