Saúde conclui treinamento sobre humanização

1 de agosto de 2014 • Coordenação DAF

Dinâmicas mostraram a importância de um bom relacionamento interpessoal

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu no mês de julho o Programa de Qualidade no Atendimento à Saúde Pública para 255 profissionais que atuam nas quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e na COT (Central de Ortopedia e Traumatologia).

Promovido pelo NAES (Núcleo de Apoio de Educação em Saúde) em parceria com o curso de psicologia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o projeto foi solicitado pelo secretário Pedro Mello e teve o objetivo de promover a humanização do atendimento prestado pelos profissionais.

Divididos em grupos de 30 pessoas, os profissionais fizeram a reflexão sobre temas como comunicação, relação interpessoal, trabalho em equipe e humanização. “Realizamos viv~encias concebidas como instrumentos facilidatores do movimento de constituição dos indivíduos e do grupo para melhora a qualidade das relações sociais. Os participantes foram levados a repensar seus valores, condutas e atitudes”, afirma a psicóloga Marília Gabriela Mosca Mota, responsável pela capacitação.

Durante o curso, os participantes sugeriram melhorias em três áreas (ambiente de trabalho, funcionário e equipe). “As técnicas aplicadas ao tema da humanização despertaram o interesse dos membros dos grupos e criaram um clima de participação, cumplicidade e abertura ao aprendizado”, afirmou Marília.

O objetivo, segundo Pedro Mello, é estender a capacitação para toda a rede de saúde do município. “Nesse primeiro momento focamos os profissionais das UPAs e da COT, mas nossa ideia é que todos os nossos profissionais passem por esse treinamento, que irá contribuir para um atendimento mais humanizado da população”, disse.