Saúde confirma segundo óbito por dengue na cidade

17 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: texto: CCS

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, confirmou no início da tarde desta quarta-feira, 17/05, o segundo óbito por dengue em 2023 em Piracicaba em paciente do sexo masculino e faixa etária de 40 a 49 anos. O caso de morte suspeita vinha sendo investigado desde o mês passado e a sua conclusão foi apresentada hoje. O primeiro óbito pela doença foi confirmado em paciente do sexo feminino, com faixa etária de 70 a 79 anos, no dia 03/05.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), durante todo o ano de 2021 foram registrados 5.356 casos de dengue e um óbito; nos 12 meses de 2022 foram registrados 1.443 casos da doença e um óbito. No período que compreende 01/01 a 17/05 de 2023, foram 1.599 casos e dois óbito pela doença; no mesmo período de 2022, foram 1.149 casos da doença, um óbito; em 2021, foram 4.680 casos da doença, sem óbito.

A SMS esclarece que os agentes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sempre trabalham de forma preventiva, o ano todo, intensificando ações quando necessário. Eles visitam todos os imóveis do município, orientando, retirando criadouros e quando necessário colocando larvicida em possíveis criadouros, além da realização de mutirões e arrastões de combate à dengue.

Também visitam constantemente pontos estratégicos, em imóveis fechados (sem moradores) e em imóveis que estão em obras; também, todas as quintas-feiras, os agentes executam as entradas forçadas em imóveis (quando o proprietário não é localizado). Em todos os casos, quando encontradas irregularidades é feita a notificação e auto de infração (multa).

ARRASTÃO – No próximo sábado, 20/05, das 8h às 14h, acontece mais um Arrastão da Dengue que passará pelos bairros Santa Fé, Parque dos Sabiás e Kobayat Líbano. O objetivo da ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.