Saúde detecta índice elevado de faltas em exames de ultrassom

4 de agosto de 2014 • Coordenação DAF

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta um índice de faltas aos exames de ultrassom próximo a 20%. Segundo o balanço, dos 14.868 procedimentos agendados entre janeiro e junho deste ano, houve 2.846 faltas (19,14%) sem aviso prévio – até 48 horas antes da realização do exame. Segundo o secretário Pedro Mello, as faltas não comunicadas prejudicam os pacientes que aguardam a realização do exame.

“O que pedimos normalmente é que as pessoas avisem até 48 horas antes para que possamos realizar encaixes. Quando o paciente falta sem avisar prejudica quem está aguardando pelo procedimento e acaba indo para o final da fila”, alerta o secretário.

Ainda segundo Pedro Mello, a Secretaria estuda medidas para minimizar o número de faltas e agilizar o procedimento. “Além desse número de faltas, temos pacientes que chegam para fazer o exame sem ter realizado o preparo necessário e também ficam impossibilitados de fazer o diagnóstico. Estamos estudando ações para reduzir esse índice de faltas, que prejudica a população que aguarda pelo exame”.

Nos casos eletivos (não urgentes), os exames de ultrassom têm levado em média entre 90 e 120 dias para serem realizados. Os casos urgentes, com solicitação de prioridade pelo médico, são realizados na mesma semana da solicitação. Para as gestantes não existe fila para o procedimento. “Nosso objetivo é reduzir ao máximo esse número de faltas para agilizarmos ainda mais a realização do exame no município”, afirma Pedro Mello.