SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde disponibiliza vacina contra meningite amanhã, 03/06

2 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: texto: CCS

Profissionais da Saúde e da Educação que ainda não receberam a vacina contra o meningococo C (meningite) poderão receber o imunizante neste sábado, 03/06, das 9h às 14h, nas unidades UBS Caxambu e CRAB Piracicamirim. No momento da imunização, deverão ser apresentados documento de identificação com foto ou apenas o Cartão Pira Cidadão, além da caderneta de vacinação e comprovação de vínculo com as instituições de ensino e/ou saúde. Outro grupo que também pode receber o imunizante nesta data são os adolescentes entre 15 e 19 anos que, por algum motivo, não receberam a vacina na idade recomendada (de 11 a 14 anos).

Nesta semana, seguindo, orientação do Programa Estadual de Imunização, a SMS ampliou a vacinação contra a meningite C aos profissionais da Educação, que estão em contato direto com os alunos em sala de aula. A vacinação segue até o mês de julho/2023 ou enquanto durarem os estoques disponíveis enviados pelo Estado à cidade.

Ao longo da semana, a imunização ocorre em 68 unidades de saúde da cidade: CRABs e UBSs, das 8h às 15h (exceto CRAB Paulista), e PSFs, das 8h às 16h.

É importante destacar que a vacina contra o meningococo C segue disponível, durante a semana, para crianças de até um ano de idade na vacinação de rotina e para crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade recomendada.

A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal podendo ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos. A imunização evita a ocorrência de surtos, sequelas e óbitos.

‹ voltar