SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde divulga números de exames do Outubro Rosa

2 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF
 Na foto, equipe de saúde da USF Boa Esperança 1
 
Durante a campanha Outubro Rosa deste ano, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, envolvendo todos OS postos de saúde do município e alguns parceiros, foram coletados 3.848 exames de Papanicolaou, para prevenção Do câncer do colo do útero. 
 
O volume corresponde a aproximadamente 23% do total de exames realizado de janeiro a setembro: 16.616. Já na campanha Outubro Rosa de 2015 foram 3.065 exames. Portanto, houve aumento de pouco mais de 20% de um ano para outro.
 
Os postos que obtiveram melhor desempenho foram a Unidade de Saúde da Família (USF) Boa esperança 1, com 260 coletas no mês. Em segundo lugar ficou a USF Jardim das Flores, com 252. Em terceiro, o CRAB Piracicamirim, com 192. 
 
Os melhores resultados estão relacionados às ações desenvolvidas pelas equipes de cada unidade para sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção.
 
Daniela Berjan Pecorari, enfermeira responsaável pelo posto de saúde do Boa Esperança 1, contou que antes do Outubro Rosa foi feito um levantamento no bairro para saber a dimensão do público-alvo a ser atendido. 
 
“Com a informação em mãos, nossas agentes comunitárias realizaram busca ativa nos bairros identificando mulheres com atraso nos exmes ou que nunca o realizram, seguindo os critérios do Ministério da Saúde. Abrimos então a agenda da unidade diariamente, durante todo o mês, para a coleta. Qualquer dia e em qualquer hora, das 7h às 17 horas, quem chegasse era atendida”, disse.
 
A equipe da unidade teve também a ideia de construir um mural na recepção para demonstrar a dimensão e a importância da campanha para toda a comunidade. “Cada mulher atendida, na saída recebia um laço rosa, símbolo do cancer de colo de útero, e o colava na árvore desenhada para compor o mural. No final, a árvore ficou repleta de laços”, enfatizou Daniela.
 
A equipe da USF do Jardim das Flores usou uma estratégia diferente. Realizou palestras ao longo do mês e até convidou as mulheres do bairro para uma tarde da beleza no último dia da campanha, com direito a bolo e muita descontração, enquanto os exames continuavam sendo coletados.
 
A enfermeira responsável pela unidade, Lilian Cristina Formigoni, disse que foram duas palestras com especialistas. Uma sobre câncer de mama e de útero, outra sobre violência contra a mulher. “No último dia da campanha, a empresa Mary Kay ofereceu gratuitamente às paciente limpeza de pele e maquiagem. Todas as mulheres que compareceram puderam se beneficiar do serviço de beleza gratuitamente. Por fim, houve um bolo temático, referente ao Outubro Rosa”, contou. 
 
O CRAB Piracicamirim seguiu um caminho híbrido. Abriu a agenda para demanda esponânea durante dois dias por semana, mas realizou nesses mesmos dias palestras sobre saúde da mulher. A iniciativa foi viabilizada devido a uma parceria com professores e alunos do curso técnico de farmácia da ETEC.
 
“Primeiro, colocamos cartazes na recepção da unidade avisando a população sobre os exames no mês de outubro, o que chamou a atenção das mulheres. Com a paceria, professores e alunos da ETC organizaram palestras enfocando a prevenção de câncer de mama e colo de útero. Essa combinação de fatores nos permitiu um bom resultado”, explicou Carina Maximiano, enfermeira responsável pela unidade, junto com a enfermeira Vânia Bragato Pereira.
 
Para a presidente do Fundo Social e Solidariedade (FUSSP), Selma Ferrato, é uma alegria saber que aos poucos a população está tomando consciência da importância da prevenção. “O câncer é uma doença muito grave, cujo tratamento em seu estágio avançado agride demais a saúde das pacientes. Por isso, a prevenção é o melhor caminho. E o fato de as mulheres estarem percebendo isso me deixa muito feliz”, disse.
 
O prefeito Gabriel Ferrato destacou a disposição dos profissionais da saúde para encontrarem novos caminhos para melhorar a relação entre os postos de saúde e a comunidade. “É isso que faz a diferença. Não bastam mais recursos se não tivermos bons estrategistas para a aplicação desses recursos, visando o melhor resultado. Falo de recursos no sentido amplo, que envolve estrutura e recursos humanos, elementos fundamentais em momentos de crise econômica”.
 
Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o empenho dessas equipes merece reconhecimento público. “A valorização do trabalho se dá pelo reconhecimento. Esperamos que esses exemplos estimulem as demais equipe a também criarem suas estratégias para todas as campanhas de saúde que são desenvolvidas ao longo do ano. Só assim conseguiremos avançar. Cada proposta precisa se adequar às características de cada comunidade. E quem conhece melhor cada comunidade são os profissionais que nela atuam”, analisou.
 
“As estratégias adotadas pelas equipes demonstram a importância e respeito com a saúde das mulheres do nosso município. O reconhecimento das equipes pela Secretaria de Saúde, pela mobilização, com propostas diversificadas, motiva ainda mais a criatividades para as próximas campanhas. Parabenizo todas as equipes pelo empenho, do primeiro ao último lugar na classificação”, concluiu a coordenadora técnica da Atenção Básica Lucilene do Carmo Martins Pereira.

 

‹ voltar