Saúde e Samu oferecem curso de primeiros-socorros a servidores da Educação

14 de agosto de 2023 • Felipe Poleti

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Saúde do Escolar, deu início nesta segunda-feira, dia 14/08, à capacitação dos servidores que atuam dentro e fora das salas de aula, bem como de funcionários terceirizados e comissionados sobre primeiros socorros. A capacitação é realizada em parceria com o Samu de Piracicaba, por meio da enfermeira Juliana Baldan de Barros, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), que coordena os treinamentos, tendo como objetivo principal a busca de um socorro rápido em casos que possam ocorrer na Rede Municipal de Educação.

Esta é uma obrigação dada pela Lei Estadual nº 15.661 de 2015, que consiste na adoção de programa de primeiros socorros nas redes de educação em todo o Estado de São Paulo.

Esta é uma obrigação dada pela Lei Estadual nº 15.661/2015 (Lei Lucas), que consiste na adoção de programa de primeiros socorros nas redes de educação em todo o estado de São Paulo.

Nesta segunda-feira, receberam a formação os profissionais que atuam nas Escolas Municipais Doutor Nélio Ferraz de Arruda, Olindo Rizzato Paschoal, São Vicente de Paulo, Tirza Regina de Oliveira Orsini Moretti, Professor Tomaz Caetano Cannavam Rípoli, Professor Walter Accorsi e Professor Walter Vitti, além dos servidores do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (NUMAPE). A capacitação será realizada entre os meses de agosto e dezembro, contando com a participação de todos os servidores.

A enfermeira Juliana Barros, do Núcleo de Educação em Urgência, e Cláudia Parussulo, chefe do Setor de Saúde do Escolar , ensinam as servidoras a maneira correta de realizar a massagem cardíaca.

“O Setor de Saúde do Escolar se sente honrado em poder proporcionar, por mais uma vez, qualidade de vida e ajudando a salvar vidas através do Treinamento de Primeiros Socorros realizado com o Samu/NEU para todos funcionários lotados nas Escolas Municipais e setores da SME. Sabemos da importância da Lei Lucas que, com certeza, formaremos multiplicadores para maior segurança dos nossos alunos que frequentam a educação infantil e o ensino fundamental em nossa querida cidade”, ressalta Cláudia Parussulo, chefe do Setor de Saúde do Escolar, que complementa: “Ressaltando que, através da capacitação que realizamos em 2022, tivemos duas crianças salvas de engasgo na Rede, além da mãe de uma servidora”.

Esse sentimento é compartilhado pela enfermeira Juliana Baldan de Barros, do Núcleo de Educação em Urgência do Samu. “Conseguimos transmitir nesses encontros a importância dos primeiros socorros e, isso não vai somente para as escolas, para os ambientes de trabalho, mas vai para a vida de cada um. Quanto mais pessoas contarem com esse treinamento, maiores são as chances de quem precisa de ajuda”, diz.

Todos os mais de 5 mil servidores da Educação Municipal passarão pelos treinamentos.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, destacou a importância dessa parceria entre a SME e o Samu de Piracicaba. “Em nome de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação faço aqui um agradecimento muito especial à equipe do Samu, que por mais uma vez se coloca à disposição para compartilhar com os nossos servidores o conhecimento e a prática dos primeiros socorros, deixando a Rede pronta e preparada para lidar com eventuais situações no dia a dia”, pontua Roza.