Saúde e Selam realizam projeto voltado a pessoas com síndrome metabólica

14 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: Leonardo Moniz/Selam

A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciaram ontem, segunda-feira, 13/03, a criação do projeto Atividade Física e Exercício Físico para Indivíduos com Síndrome Metabólica (diabetes, obesidade e hipertensão). De acordo com o Ministério da Saúde, a termo síndrome metabólica descreve conjunto de fatores de risco que se manifestam em uma pessoa e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A aula inaugural e o lançamento do programa, que é incentivado pelo Ministério da Saúde, estão agendados para o dia 28/03, às 8h, no Varejão Parque Primeiro de Maio (rua Leogildo Salvagni, 682). A iniciativa vai atender, durante o ano, com três treinos por semana, os pacientes da Unidade de Saúde da Família Jardim Astúrias e do Posto de Saúde da Família Primeiro de Maio.

A assessora especial de projetos da Selam, Branca, destacou a ação conjunta entre as secretarias

“O incentivo e a prática de atividade física é o que ajuda a prevenir doenças crônicas e a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos usuários que chegam à rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação conjunta entre o profissional de educação física e a equipe de saúde é vantajosa, sendo uma oportunidade de ajudar a reforçar a atividade física não apenas como promotora de saúde, mas também como um pilar importante na prevenção de doenças”, disse Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do departamento de Atenção Básica da SMS.

“O objetivo geral do projeto é criar grupos de indivíduos com síndrome metabólica para a prática de exercícios físicos, com atuação multidisciplinar entre as áreas da saúde. Nós verificamos os espaços para a prática de exercício físico, periodizamos as sessões de treinamento e vamos controlar as variáveis fisiológicas, como glicemia e pressão arterial, durante o processo. Na sequência, faremos a avaliação com o intuito de conscientizar os participantes da importância da atividade física”, afirmou Pamela Gonelli, assessora da Selam e responsável da Pasta, ao lado da assessora especial Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, pelo desenvolvimento do projeto.

A iniciativa envolve professores de educação física, enfermeiros, médicos e estagiários. As sessões de treinamento terão duração de uma hora e 15 minutos, e serão realizadas três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, em horário a ser definido. “A dinâmica do trabalho consiste em formar pequenos grupos para controle das variáveis de treino. Nesse contexto, serão realizadas as avaliações
antropométricas: peso, estatura, circunferência da cintura, quadril e índice de massa corporal, periodicamente. Nossa intenção é levar o projeto a eventos como congressos de educação física e de políticas públicas, ou ainda fazer parcerias com as demais secretarias”, contou Branca.

SISTEMA – O projeto Atividade Física e Exercício Físico para Indivíduos com Síndrome Metabólica terá duração de 12 meses, com avaliações periódicas trimestrais, totalizando 132 sessões de treinamento. O cronograma prevê treinos adaptativos, de força, aeróbio e de flexibilidade. “A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é importante para nós, as ações integradas entre as secretarias são movimentos estratégicos da Administração. Acreditamos que esse trabalho conjunto pode interferir positivamente na vida de muitos pacientes que sofrem com os riscos da síndrome metabólica”, completou Branca.