Saúde imuniza 110 pessoas contra a Covid-19 no Lar Betel

6 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

A Prefeitura de Piracicaba segue com ações de ampliação da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Além do agendamento pelo VacinaPira, para pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidos, com a dose adicional da Pfizer Bivalente, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), deu início à imunização de moradores e funcionários das ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) do município sem necessidade de agendamento. A primeira instituição atendida foi o Lar Betel, no sábado, 04/03, onde foram aplicadas 110 doses do imunizante. Até ontem, 05/03, a cidade já havia aplicado 3.967 doses da vacina bivalente.

Para Maria Neusa Rosa Lopes, de 67 anos, moradora do Lar Betel, receber mais uma dose da vacina é muito importante para manter a saúde em dia. “Se não fosse a vacina nós ainda não poderíamos receber visitas aqui. Ficamos muito tempo sem ver nossa família e amigos pessoalmente, era tudo por vídeochamada no celular”, disse. “Eu recomendo que quem pode, faça o agendamento e receba a vacina, é muito importante. Antes da vacina eu fiquei muito doente pela Covid-19, fiquei internada por 30 dias no Hospital Regional, onde fui muito bem atendida e só tenho a agradecer a equipe de saúde. Por isso, não é hora de brincar e sim de se vacinar”, reforçou Maria Neusa.

Maria Neusa Rosa Lopes afirma que é importante tomar vacina, seja ela da covid ou para outra doença

A médica assistencial do Lar Betel Adriana Pitanga lembrou do “caos” que a pandemia trouxe aos idosos da instituição. “Foi aqui que registramos um dos primeiros casos de Covid-19 na cidade, tivemos grandes perdas em pouco tempo e a situação traumatizou a nossa equipe, não sabíamos o que fazer para evitar a doença, foi um quebra-cabeça difícil de ser montado. Fizemos isolamento dos idosos para evitar grandes contaminações, contamos com apoio da VE e de outros parceiros e até chegamos a alugar um hotel para separar os doentes de Covid-19 no Lar com os que não estavam contaminados, medida que ajudou bastante até a chegada da vacina”, contou.

A médica fez questão de enaltecer a importância da vacinação nos idosos. “Se não fosse a vacina não dá para imaginar o que seria de todos nós aqui. Para você ter ideia, ano passado tivemos apenas cinco casos de Covid-19 em nossos residentes, nenhum precisou de cuidado hospitalar e nem teve gravidade. Esse resultado é da imunização realizada nos idosos que aqui residem. Com este novo reforço estamos nos sentindo mais seguros”, disse Adriana.

Jair Pinto de Moraes, de 68 anos, reforça a importância de receber a vacina. “Temos que agradecer a Deus pelas vacinas. Estou muito feliz de poder receber mais uma dose. Me sinto mais seguro assim e recomendo que todos se vacinem”, completou ele que está há dois anos no Lar Betel.

Para Jair Pinto de Moraes a vacina melhorou muito no controle da pandemia na cidade

Aos 64 anos, Francisco de Assis da Silva, morador do Lar há quase três, ajudava as equipes durante a imunização do último sábado, 04/03. O artesão afirmou que ajudar é gratificante, principalmente quando é para um bem coletivo e saúde de todos. “Sempre fui bem acolhido aqui no Lar e minha forma de agradecer é ajudar sempre que posso e o Lar me dá essa oportunidade. Quando cheguei aqui, ainda estávamos no auge da pandemia, muitas restrições. Quando a vacina chegou fiz de tudo para incentivar os colegas e hoje podemos dizer que estamos vivendo numa situação mais normal, tudo isso graças à vacinação”, disse.

Francisco Assis da Silva está há dois anos no Lar Betel e recebeu a dose adicional com aPfizer Bivalente no sábado, 04/03

A Secretaria de Saúde informa que as equipes da VE visitarão todas as ILPIs da cidade para realizar a imunização deste público. Além disso, é importante lembrar que ainda há doses disponíveis da vacina Pfizer Bivalente para agendamento pelo site www.vacinapira.piracicaba.sp.gov.br; podem agendar idosos acima de 60 anos; pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, desde que tenham um intervalo de 4 meses da última dose recebida e tenham, no mínimo, o esquema primário completo (1° e 2° dose).

Pfizer Bivalente já está disponível para idosos com mais de 60 anos por meio de agendamento no site VacinaPira