Saúde inicia a XXIII Semana Municipal de Prevenção às DST-HIV-AIDS

25 de novembro de 2016 • Coordenação DAF

Estão agendadas várias atividades educativas para marcar a XXIII Semana Municipal de Prevenção às DST/HIV/Aids deste ano. A programação oficial, organizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/ Aids e HIV e seus parceiros, iniciou hoje, 25/11, com uma coletiva de imprensa, e vai até dia 2 de dezembro, com encontro de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Concomitantemente, acontece a Campanha Fique Sabendo, para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, oferecidos por todos os postos de saúde do município, em horário normal de funcionamento. Se o usuário chegar à unidade de saúde mais próxima de sua casa e a enfermeira não estiver presente por algum motivo, ele poderá se dirigir ao Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), onde a testagem estará disponível o dia todo.

O Cedic fica na avenida Independência, 581, telefone: 3437-7500. Atende das 8h às 16h e não precisa de agendamento.

Neste primeiro dia (25/11), no Centro Cívico, estão sendo realizadas ações educativas em todas as secretarias, e testes rápidos com fluido oral, em frente ao anfiteatro, pelos membros do Centro de Apoio e Solidariedade à Vida (Casvi), ONG parceira do Programa. Os testes começaram às 9h e estarão disponíveis até às 16h.

No sábado, 26, na escola Estadual Professora Catharina Casale Padovani, em Santa Teresinha, das 9h às 12h, serão desenvolvidas várias atividades sob o tema Educar para a Prevenção, tais como teste de visão, testagem de AIDS, sífilis, hepatite B e C, roda da prevenção, labirinto das sensações e oficina de alimentação saudável.

No dia 30, das 14h às 16h, o médico Orival Macruz proferirá palestra no Sesc-Piracicaba, rua Ipiranga, 155, telefone: 3437-9240 – para a Terceira Idade, intitulada Aids e Sexualidade na Terceira Idade. Com entrada gratuita.

A semana será encerrada na quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, com a Caminhada da Solidariedade. A concentração será no Largo do Mercado, a partir das 8h. A saída está prevista para as 8h30, em direção à Câmara Municipal, com encerramento na praça José Bonifácio, onde ocorrerão diversas manifestações.

Neste último dia, serão realizados também testes rápidos com fluido oral (das 8h às 11h) pelos membros do Caphiv, serviço oferecido em sua sede – à rua Tiradentes, 404 –, durante toda a Semana Municipal de Prevenção, das 13h às 20h.

25/11 – Abertura:
8h às 16h – Teste Rápido e ação educativa no Centro Cívico

10h – Coletiva no Gabinete do Prefeito – XXIII Semana Municipal de Prevenção e Campanha Fique Sabendo 2016 (abertura oficial)

Campanha Fique Sabendo: 25/11 a 1º/12 – Todas as Unidades Básicas de Saúde durante seu horário normal de funcionamento

26/11 – das 8h às 11h – Atividade de prevenção e teste rápido na Escola Catharina Casale Padovani – Santa Teresinha (PSF IAA- II , CPAN, Ótica Crislen e CASVI)

28/11 – 8h – Ação educativa com alunos da Escola Estadual Professor Manasses Ephrain Pereira.

30/11 – das 14h às 16h – Encontro com a Terceira Idade. Tema: Aids e Sexualidade na Terceira Idade – Local: Sesc – Palestrante: Dr. Orival Macruz

01/12 – 8h – Caminhada da Solidariedade – Concentração no Largo do Mercado para a Caminhada da Solidariedade, que sairá às 8h30 com destino à praça José Bonifácio, onde ocorrerão diversas manifestações (Término por volta das 11h)

01/12 – Testagem rápida fluido oral
das 8h às 11h, na praça José Bonifácio, e das 12h às 20h na ONG CAPHIV