Saúde inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose em 2023

16 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Foto: Felipe Poleti/CCS

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a primeira fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose 2023, realizada pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, vinculado ao Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB). As atividades começam amanhã, 17/03, e seguem até o dia 31/03. Em 2021 e em 2022, Piracicaba registrou 137 novos casos da doença em cada ano. Em 2023, até dia 15/03, 28 novos casos foram confirmados.

Conforme explica a enfermeira Poliana Garcia, interlocutora do programa de Tuberculose e Hanseníase de Piracicaba, a busca ativa é uma atividade primordial para o controle da doença e para lembrar o Dia Mundial da Tuberculose (24/03). “As 71 Unidades Básicas de Saúde intensificarão a busca de casos visando diagnóstico precoce e assim, oferecer e propor o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão. Pensando nisso, na última semana realizamos uma capacitação sobre tuberculose para profissionais da saúde e representantes da Penitenciária e do Centro de Detenção Provisória onde cerca de 80 pessoas participaram. Ainda neste ano, no segundo semestre, está prevista a realização da segunda fase da campanha”.

Poliana Garcia é interlocutora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose

É importante lembrar que as ações de combate e prevenção à tuberculose realizadas na cidade seguem as orientações vindas do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, via Divisão de Tuberculose. “A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Além de tosse, outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Sendo assim, recomendamos que todo sintomático respiratório procure uma unidade de saúde para solicitar o exame de pesquisa para a tuberculose, independente da campanha. Vamos prevenir. O teste é gratuito e o tratamento também”, reforçou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

TRATAMENTO – A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia do tratamento, é o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

TRANSMISSÃO – A transmissão se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.