Saúde inicia entrega de novos glicosímetros

26 de agosto de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria de Saúde de Piracicaba iniciou nesta segunda-feira (25) a entrega de glicosímetros para usuários de insulina que passaram a integrar o Programa de Automonitoramento Glicêmico para pacientes com Diabetes mellitus (DM). De acordo com o secretário Pedro Mello, foram investidos R$ 147,4 mil na aquisição de insumos – lancetas e fitas – e na distribuição de 523 novos glicosímetros. Com a inclusão desse grupo de pacientes, a secretaria passa a atender um total de 4.551 pessoas no programa, que contabilizava 3.628 usuários inscritos em dezembro de 2013 – aumento de 25,4%.

Os aparelhos começaram a ser distribuídos para quem se inscreveu no programa entre fevereiro e março. “Abrimos a inscrição de 400 novos pacientes no final de janeiro e em menos de uma semana esse número se esgotou. Com essa demanda, o secretário determinou uma nova ampliação e estamos contemplando essas pessoas agora”, disse Milena Abdelnur Ruggiero, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica do município.

O objetivo do programa é cadastrar e atender os cidadãos portadores do Diabetes mellitus que sejam usuários de insulina, por meio da disponibilização dos glicosímetros e do acesso contínuo aos insumos, garantindo assim o automonitoramento glicêmico. “Esta é mais uma ação do prefeito Gabriel Ferrato, que tem a área da saúde como prioridade em seu governo. A importância do automonitoramento glicêmico é fornecer aos usuários e profissionais da saúde os parâmetros para avaliar a eficácia do tratamento e a necessidade de ajustes da insulina. Associado à prática de atividade física, à alimentação adequada e ao uso da medicação, ele contribui para o controle do diabetes, evitando as possíveis complicações da doença e, garantindo, assim, a qualidade de vida de seus portadores”, afirmou Pedro Mello.