Saúde intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

16 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, segue trabalhando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Após a confirmação de um caso para febre chikungunya não-autóctone na cidade na última sexta-feira, 12/05, o PMCA intensificou a realização de ações de desinsetização (nebulização) hoje, 16/05, na região Sul da cidade, onde o caso foi notificado.

A SMS esclarece que os agentes do PMCA sempre trabalham de forma preventiva, ou seja, o ano todo, intensificando ações quando necessário. Eles visitam todos os imóveis do município, orientando, retirando criadouros e quando necessário colocando larvicida em possíveis criadouros, além da realização de mutirões e arrastões de combate à dengue. Também visitam constantemente pontos estratégicos, em imóveis fechados (sem moradores) e em imóveis que estão em obras; também, todas as quintas-feiras, os agentes executam as entradas forçadas em imóveis (quando o proprietário não é localizado). Em todos os casos, quando encontrado irregularidades é feito a notificação e auto de infração (multa).

ARRASTÃO – No último sábado, 13/05, o Arrastão da Dengue esteve no bairro Algodoal, das 8h às 14h, onde foram recolhidos mais de seis toneladas de inservíveis que seriam possíveis criadouros do mosquito Aedes. No próximo sábado, 20/05, o arrastão passará pelos bairros Santa Fé, Parque dos Sabiás e Kobayat Líbano. “Nos últimos 12 meses, de abril/22 a março/23, nas ações de Mutirão e Arrastão da Dengue foram recolhidos mais de 292 toneladas de inservíveis em quase 250 bairros da cidade. Nós estamos fazendo a nossa parte e pedimos o apoio da população para que não tenhamos nenhum surto da doença em nossa cidade”, destacou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

Em 12 meses, ações de combate ao mosquito Aedes recolheu mais de 292 toneladas de inservíveis

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), durante todo o ano de 2021 foram registrados 5.356 casos de dengue e um óbito; nos 12 meses de 2022 foram registrados 1.443 casos da doença e um óbito. No período que compreende 01/01 a 12/05 de 2023, foram 1.379 casos e um óbito pela doença; no mesmo período de 2022, foram 1.091 casos da doença, um óbito; em 2021, foram 4.589 casos da doença, sem óbito.

CHIKUNGUNYA – O primeiro caso de febre chikungunya em Piracicaba foi confirmado na tarde de sexta-feira, 12/05. O paciente é uma mulher, com faixa etária entre 60 e 69 anos, que viajou para o estado de Minas Gerais e, na volta a cidade, em abril, apresentou sintomas da doença. O caso confirmado já evoluiu para cura. Nesta terça-feira, 16/05, a VE informou que investiga um segundo possível caso da doença na cidade. O último registro de chikungunya na cidade aconteceu em novembro de 2016, sem registro de óbitos.