Saúde intensifica ações de enfrentamento da gripe

22 de maio de 2013 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações de enfrentamento da gripe este ano em Piracicaba. Apesar de a cidade não ter, até o momento, nenhum caso confirmado de Influenza A/H1N1, o secretário Pedro Mello afirmou que a Secretaria irá se antecipar e determinou a adoção de medidas para a prevenção da doença em toda a rede de saúde do município.

Entre as determinações está a divulgação do protocolo de tratamento de influenza estabelecido pelo Ministério da Saúde para as unidades da rede municipal, além de hospitais, clínicas e consultórios médicos, e ainda a divulgação dos locais que já realizam a distribuição do Oseltamivir (Tamiflu), medicamento utilizado no tratamento da doença conforme indicação do ministério.

Apesar de não haver casos da doença confirmados até o momento no município, o secretário acredita que é necessária a adoção de um processo preventivo. “Vamos intensificar as ações de prevenção, informação e a vacinação dos grupos com indicação para que atinjamos ou até superemos a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde”, disse Mello.

A Secretaria irá ainda realizar um novo treinamento dos profissionais das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e da Atenção Básica com relação ao atendimento de eventuais casos suspeitos da doença.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2013

Notificações

Confirmações H1N1

Óbitos H1N1

Piracicaba

VACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 31 de maio. Neste sábado (25), a Secretaria de Saúde irá disponibilizar seis unidades volantes e uma fixa para a vacinação das pessoas com indicação.

É necessário que idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (até o 45º dia após o parto), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, profissionais da saúde sejam imunizados.

A vacina é destinada também a portadores de doenças crônicas pessoas com doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados, que podem usar a receita médica ou uma carta com indicação do médico para receber a dose da vacina.

As pessoas com indicação podem procurar qualquer unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, para receber a vacina contra a gripe. Além das unidades de saúde, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Escola Enfermap irá disponibilizar uma unidade volante no Terminal Central amanhã, sexta (24), segunda (27), terça (28) e quarta-feira (29) da próxima semana, das 7h30 às 11h30.