SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde intensifica ações de prevenção ao câncer durante o Outubro Rosa

2 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Tainá Bernhard Romeu e o filho Henrico no PSF Santa Rica-Avencas
Tainá Bernhard Romeu e o filho Henrico no PSF Santa Rita-Avencas

Para marcar o Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer e promoção da saúde da mulher – a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a oferta no atendimento de rotina para as mulheres em todas as unidades de saúde da cidade. A intenção é fomentar o diagnóstico precoce que ainda é a forma mais eficiente de diminuir as chances de agravamento do câncer, entre eles o de mama.

Serão várias atividades espalhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Referência da Atenção Básica (Crab), além do Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM), durante o mês e em horários especiais por meio de agendamento e, também, por demanda espontânea.

“Cada unidade se organizou para aumentar a oferta de agendamento de consultas em saúde da mulher, além de trabalharem com ações de promoção e prevenção sobre este tema, com destaque para o autocuidado e autoestima. Por isso convidamos todas as mulheres para que participem destas ações nos dias e horários programados nas suas respectivas unidades”, explicou a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica (DAB), Tatiana Bonini.

Na manhã de hoje, segunda-feira, 02/10, várias unidades já realizaram ações, como rodas de conversa, palestras e abertura de agenda para exames de papanicolau. Juliana Grosso, enfermeira responsável pelo PSF Santa Rita-Avencas, enfeitou de rosa a unidade e preparou lembrancinhas para as mulheres que participarem da programação. “Alguns dias da semana atenderemos em horário estendido para coleta de exames em livre demanda, teremos bingo especial para as mulheres, rodas de conversas. Quando uma paciente procura a unidade ela já é convidada a fazer este autocuidado, com a realização ou agendamento de exames. O papanicolau é importante para a prevenção do câncer uterino, já que ele dá o diagnóstico da inflamação antes mesmo da formação do tumor”, afirmou.

No PSF Santa Rica-Avencas, a enfermeira Juliana Grosso e a ACS Cristiane Hotops, mostram os brindes que serão entregues as mulheres no Outubro Rosa
No PSF Santa Rica-Avencas, a enfermeira Juliana Grosso e a ACS Cristiane Hotops, mostram os brindes que serão entregues as mulheres no Outubro Rosa

A autônoma Tainá Bernhard Romeu, 28, esteve no PSF Santa Rita-Avencas com seu filho Henrico, de oito meses, e aprovou o atendimento realizado. “Posso dizer que às vezes falta conhecimento às mulheres sobre a disponibilidade destes cuidados, porém, percebo que muitas têm medo. Eu tive o diagnóstico de um nódulo quando fui atendida aqui na unidade, fui muito bem acolhida e amparada pela equipe. Fui encaminhada para o CESM e atendida bem rápido e hoje posso dizer que estou curada, mesmo assim, não deixo de fazer os exames preventivos. Minha orientação é para que as mulheres se cuidem e participem destas ações especiais, principalmente as mulheres que trabalham, para aproveitar o atendimento estendido que oferecem aqui”, enfatizou.

A enfermeira Maisa Ros Zorzetto é uma das responsáveis pela organização das ações do Outubro Rosa na USF Eldorado 1. Além das ações, Maisa deixou à disposição das pacientes um espaço instagramável na unidade para reforçar a importância da prevenção. “Criamos o cantinho da mulher para que as mulheres se sintam acolhidas e incentivem outras a participarem de nossas atividades por meio de publicação nas redes sociais. Além disso, estamos com horário estendido nos dias 18 e 25, das 17h às 20h, com bingo dia 28, além de realizarmos diariamente rodas de conversa, escuta individual e palestras sobre o tema”, completou.

Enfermeira Maisa Zorzetto, da USF Eldorado 1, organizou as ações do Outubro Rosa com um instagramável chamado Cantinho da Mulher
Enfermeira Maisa Zorzetto, da USF Eldorado 1, organizou as ações do Outubro Rosa com um instagramável chamado Cantinho da Mulher

Douglas Koga, secretário de Saúde, ressalta que as equipes já mantêm um trabalho importante para a saúde da mulher e que o Outubro Rosa reforça todo esse trabalho. “Essas ações estão na rotina das equipes durante todo o ano e, neste mês, intensificar este trabalho para que as mulheres tenham acesso às consultas e exames necessários de prevenção, como mamografia e papanicolau, é ainda mais importante. Faço o convite para que as mulheres piracicabanas participem destas ações e continuem se cuidando”, enfatizou.

ESPECIALIDADES – Marcela Enedina Furlan Buoro, coordenadora do CESM, enaltece algumas das importantes ações que acontecerão neste mês para enfatizar o Outubro Rosa no espaço. A primeira delas aconteceu hoje, 02/10, ao meio-dia, com roda de conversa sobre prevenção de canceres femininos; outra ação é a oferta de consultas de enfermagem em saúde da mulher para as mulheres do Centro de Ressocialização (CR) Feminina no próximo dia 24/10. “Pelo terceiro ano consecutivo a nossa equipe vai ao CR para coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, solicitação de ultrassom e mamografias, tratamento de ISTs, entre outras ações, ao longo de todo o dia”, afirmou.

MAMOGRAFIA – Até o próximo dia 07/10, a Estação da Paulista segue como local para a realização gratuita de exames pela Carreta de Mamografia do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP). A vinda do programa à cidade foi uma articulação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Departamento de Atenção Secundária e do Centro Especializado na Saúde da Mulher (CESM).

A unidade móvel oferece exames de mamografia gratuitamente pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG, Cartão do SUS e o Cartão Pira Cidadão.

Os exames são realizados, por ordem de chegada e distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

‹ voltar