Saúde investe mais de R$ 336 mil em novos equipamentos

30 de abril de 2021 • Felipe Poleti

Autor: CCS- Fotos- Felipe Ferreira

A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na melhoria do atendimento à população piracicabana, principalmente das pessoas acometidas pela Covid-19. Com investimento de R$ 336.448,28, nesta semana começaram a ser entregues nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) Piracicamirim e Vila Rezende, além da COT (Central de Ortopedia e Traumatologia), novos equipamentos para dar mais conforto aos pacientes em tratamento, bem como melhorar as condições de trabalho dos servidores da Saúde.

Os equipamentos recebidos pela Secretaria são: 28 camas elétricas (Fowler) ao valor de R$ 240.800,00; 15 cadeiras de banho por R$ 7.560,00; 10 cadeiras de rodas por R$ 22.128,30; dois guinchos hidráulicos a R$ 13.999,98; e 20 unidades de oxímetro de pulso ao valor de R$ 51.960,00. O total do investimento é de R$ 336.448,28.

Cama hospitalar

Estes equipamentos, como explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, já estão no almoxarifado da Secretaria e sendo entregues aos poucos nas UPAs, onde são feitos os atendimentos aos pacientes Covid-19. “Nós trabalhamos para cada dia mais darmos um atendimento mais humano aos piracicabanos. Conseguir ter equipamentos novos para este fim nos deixa muito tranquilos e com a certeza de estar fazer o melhor para a população. A maior parte destes novos equipamentos já foi entregue ao longo desta semana, conforme a rotina de trabalho permite, para que não atrapalhasse o fluxo do atendimento nas unidades. Nos próximos dias, todos os equipamentos já estarão devidamente em suas unidades”, explicou.

Cadeiras de banho

COMBATE – Desde o começo da gestão do prefeito Luciano Almeida, a Secretaria da Saúde não mediu esforços para melhorar o atendimento à população, principalmente no combate à pandemia da Covid-19. No fim do ano passado, a cidade tinha 86 leitos de UTI e hoje são 143 leitos, 57 leitos a mais. No caso dos leitos de enfermaria, em 2020 eram 99 vagas e hoje esse número subiu para 255, 156 leitos a mais que no ano passado.

Em 2020, havia apenas um centro de referência para Covid-19, que ficava na UPA Piracicamirim. Hoje são três, com a inclusão de mais duas unidades de referência – UPA Vila Rezende e Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) –, esta última funciona como porta aberta para o atendimento de pacientes com Covid-19. Também está em fase final de estudo, a ampliação da UPA Piracicamirim. Nos próximos dias, a UPA Vila Rezende voltará ao atendimento normal para desafogar as UPAs Vila Cristina e Vila Sônia.

NOVAS AÇÕES – De acordo com Filemon Silvano, além da ampliação significativa dos testes rápidos e de RT-PCR para detecção da Covid-19, recentemente foi lançado o projeto RespirAr, que consiste em oferecer aos pacientes com sintomas de síndrome gripal atendimento descentralizado para Covid-19 nas 51 Unidades de Saúde da Família (USF), com monitoramento dos sinais e sintomas da doença com foco no monitoramento da oxigenação.