Saúde já tem ultrafreezer para armazenar vacinas contra a Covid-19

19 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Na manhã de hoje, quarta-feira (19/05), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um ultrafreezer com capacidade de resfriamento em até -80°C para acomodar as doses de vacinas contra a Covid-19. O equipamento está emprestado ao município, sem custo algum, pela empresa Koppert do Brasil e ficará na unidade de imunizações da Vigilância Epidemiológica Municipal. “Ficamos muito agradecidos pelo empréstimo deste ultrafreezer num momento tão difícil que estamos passando. Agora temos a possibilidade de receber qualquer imunizante e, assim, ampliar a oferta de vacinas na cidade”, afirmou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

O ultrafreezer tem capacidade de 500 litros e quatro gavetas individuais, o que facilita o manejo das vacinas sem o risco de elas perderem qualidade ou redução de validade. De acordo com Moisés Taglietta, coordenador da Vigilância em Saúde, o município já está apto a receber doses da Pfizer/BioNTech, que requer temperatura negativa em -70°C. “As vacinas dessa fabricante já chegaram ao Ministério da Saúde. Se nos for disponibilizada, poderemos recebê-la e aplicá-las sem problemas”, reforçou Taglietta.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Moisés Taglietta, recebeu o ultrafreezer da Koppert do Brasil

A vinda deste equipamento foi confirmada há duas semanas após uma visita à empresa por representantes da Secretaria de Saúde, do médico da Atenção Básica, Paulo Serra, da enfermeira responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Cibele Melo dos Reis. Eles foram recebidos na Koppert por Danilo Scacalossi Pedrazzoli, diretor industrial, Luciano Olmos Zappelini, gerente de produção e desenvolvimento, e Jaqueline Antonio, gerente de comunicação e marketing.

“Decidimos ceder à Prefeitura para que ela pudesse armazenar doses da vacina contra a Covid-19, pois sabemos que existem alguns imunizantes que precisam de conservação a baixas temperaturas. Ficamos felizes pela parceria e por colaborar neste momento de pandemia”, afirmou Pedrazzoli.

A Koppert Biological Systems está presente no Brasil desde 2011. Atualmente, conta com duas modernas instalações fabris: a unidade de microbiológicos, em Piracicaba, e a de macrobiológicos, em Charqueada. A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical.