Saúde já visitou quase 15 mil imóveis nos mutirões contra o Aedes aegypti

16 de maio de 2016 • Coordenação DAF

Realizados desde o dia 5 de março, sempre aos sábados, os mutirões Todos Juntos contra o Aedes aegypti já vistoriaram 14.887 imóveis em 27 bairros do município. Promovidos pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) com apoio das unidades do PSF (Programa Saúde da Família), os mutirões têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros nas residências.

De acordo com Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA (Plano Municipal de Combate ao Aedes aegypti), a atividade educativa é importante para que a população se engaje no combate ao vetor da dengue, chikungunya e Zika vírus. “Além da distribuição de folhetos, fazemos a vistoria nos imóveis visitados. É um momento importante, quando as pessoas normalmente estão em suas casas. Em alguns casos até recolhemos alguns criadouros”, afirma Tom.

Os agentes comunitários de saúde envolvidos recebem R$ 120 por sábado trabalhado. O recurso é repassado diretamente pelo governo do Estado de São Paulo e foi anunciado em fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin. O último mutirão da ação será realizado no sábado, 21 de maio, nos bairros Higienópolis e Chapadão.

No último sábado (14), as equipes da Saúde aboradoram moradores de 335 imóveis no Alvorada, 370 no Sol Nascente e residentes em outros 665 imóveis do Novo Horizonte.