Saúde lança campanha de vacinação contra o HPV

7 de março de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde lança oficialmente nesta segunda-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV em Piracicaba. A campanha, que segue até o dia 10 de abril e pretende imunizar 80% das adolescentes com idade entre 10 e 13 anos residentes no município, será lançada às 14h30 na Escola Estadual Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz (APAF), no Jardim Caxambu.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os vírus dos tipos 16 e 18 do HPV (Papiloma Vírus Humano), cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero diagnosticados no Brasil. O tumor é o terceiro mais frequente na população feminina brasileira, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país.

A vacina contra o HPV estará à disposição das adolescentes em todas as unidades de saúde da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs). A Vigilância Epidemiológica programou ainda a visita de equipes de vacinação em escolas das redes pública e privada do município.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 6.796 adolescentes, o que corresponde a 80% das 8.495 meninas desta faixa etária no município. A vacinação contra o HPV é realizada em três doses. A segunda dose será aplicada em setembro, seis meses após a primeira, e a terceira e última dose 60 meses (cinco anos) após a primeira aplicação.