Saúde monitora refeições servidas nas UPAs

13 de agosto de 2014 • Coordenação DAF

Nutricionistas da CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) da Secretaria Municipal de Saúde realizam visitas diárias às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e à COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) para análise das refeições prontas servidas nas unidades.

Segundo Eleonora Dias, nutricionista da CPAN, durante as visitas é realizada
a degustação dos alimentos e a avaliação de aspectos como higiene pessoal, do ambiente, manipulação dos alimentos, condições de transporte e armazenamento e se a alimentação fornecida segue o previsto em contrato.

“Mensalmente enviamos um relatório à Secretaria de Saúde para monitorar as refeições e nos casos de não conformidade ou reclamações, a empresa responsável pelo fornecimento é notificada e orientada”, afirma a nutricionista.

Eleonora destaca que a opção pela sopa ocorre por conta do estado de saúde dos pacientes, que durante o tratamento possuem algum tipo de restrição alimentar. “A sopa é preparada sem sal e sem o uso de temperos mais fortes, mas mantém um valor nutritivo e é adequada à alimentação do paciente”, destacou.