Saúde oferece vagas para o Projeto VivaLeite

4 de maio de 2016 • Coordenação DAF

O Programa Vivaleite realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de convênio com governo do Estado de São Paulo, está com 68 vagas abertas para atender crianças entre seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, que pertencem a famílias com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo (R$ 220). A informação é da CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição), responsável pela triagem dos beneficiados.

As famílias que desejam participar do Vivaleite no município devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para o cadastro, é preciso levar cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; carteira de vacinação atualizada; RG da mãe ou responsável; comprovante de residência do responsável (conta de água, luz, telefone); comprovante da renda familiar ou do responsável legal (holerite) ou cópia da carteira de trabalho, mesmo estando desempregado (de todos os adultos da casa).

A nutricionista e coordenadora da CPAN, Márcia Cardoso, explica que caso a família se encaixe nos critérios, será agendada uma entrevista, em seguida o pedido é analisado e, após a triagem, a documentação é enviada para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, responsável pela remessa do leite. “Atualmente, a distribuição do leite é realizada em 31 unidades de saúde de diferentes pontos da cidade”, informa Márcia.

Segundo a coordenadora do CPAN, Piracicaba tem capacidade de atender 666 crianças, mas atualmente o programa conta com 598 crianças contempladas. “Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês, sendo que cada família pode cadastrar no máximo duas crianças”.

Ainda de acordo com Márcia, quando o responsável passa pelo cadastro que é realizado na CPAN, além das orientações sobre o Projeto (cuidados na manipulação do leite, recomendações sobre a utilização, informe sobre as vitaminas, etc), também há uma orientação nutricional de acordo com a idade da criança que está sendo inscrita no projeto.

Vivaleite
O Projeto Estadual do Leite – VivaLeite – foi instituído pelo Decreto nº 44.569, de 22 de dezembro de 1999, com o objetivo principal de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às crianças de baixa renda que vivem em condição de risco nutricional no Estado de São Paulo.

O programa distribui leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. São 117 milhões de litros de leite enriquecidos por ano, beneficiando aproximadamente 562 mil crianças e 93 mil idosos em todo Estado de São Paulo. Em Piracicaba, o programa distribui cerca de 13 mil de leite por mês, 155 mil litros no ano.