SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde oferta mais de 2.000 exames de ultrassom por mês

13 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Desde julho, com um novo equipamento de ultrassonografia incorporado à rede de especialidades, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu ampliar a oferta de exames para a rede pública de saúde e atender uma média de 2.000 exames/mês. A partir desta ampliação, a pasta vem realizando mutirões de ultrassom para atender munícipes que estão na lista de espera desde 2018. O último aconteceu em setembro, com 129 exames realizados.

Para o mês de outubro, a Secretaria programou novo mutirão para o dia 16, sábado, com mais 150 vagas para atender os munícipes que já passaram pelos médicos em suas unidades de saúde de referência e aguardam pelo exame há quase três anos. Para novembro e dezembro também está prevista a realização de mutirões. “Esses mutirões são para contemplar os pacientes em demanda reprimida do município, com prioridade aos tipos de ultrassonografia (USG) que estão em maior demanda. Quem faz o agendamento é a Centrus, que agenda e avisa o usuário e a confirmação da vaga acontece pelo próprio usuário, no posto do seu bairro, onde receberá orientações sobre o preparo para o exame”, destaca Rafaela Mossarelli Penedo, coordenadora da Atenção Secundária de Saúde em Piracicaba.

De acordo com o banco de dados da Secretaria, devido à pandemia, apesar da manutenção da oferta pela Prefeitura, a realização dos exames caiu em quase 30%. De março de 2019 a março de 2020 foram realizados 39.892 exames de ultrassom e de março de 2020 a março 2021, foram 31.483. “A pandemia prejudicou muito a realização de exames na cidade, muitas pessoas estavam apreensivas ou com medo de ir até a unidade fazer o exame devido ao risco de contaminação o que agora é bem diferente. Apesar disso, a Secretaria não tem medido esforços para retomar a realização destes exames e diminuir ao máximo a espera pelo ultrassom. Nossas equipes estão se organizando e estamos conseguindo ampliar a oferta para atender ainda mais pacientes”, lembrou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

Augusto Muzilli e Filemon Silvano com especialista de ultrassom com o novo aparelho doado à prefeitura

MAIS VAGAS – Até julho deste ano, o serviço de ultrassom era oferecido apenas no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), que fica à avenida Independência, 2.600. Desde esta data, com a ampliação da oferta com uma nova sala no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), localizado na rua Santa Cruz, 2.043, bairro Paulista, foi possível atender mais pessoas.

Somente no CDI, são realizados uma média de 150 exames por semana, cerca de 600/mês. No CESM, em média, são mais de 1.000 exames mensais, além de outros exames oferecidos por entidades e hospitais parceiros da Prefeitura. “Desde setembro, o CESM tem ampliado a oferta de ultrassom com os mutirões aos finais de semana e durante a semana, com mais dois dias com um consultório extra para realização de exames por meio de um equipamento portátil de ultrassonografia”, lembra Rafaela.

Equipamento de Ultrassom foi doado em julho à prefeitura

‹ voltar