Saúde orienta população no cuidado com o lixo doméstico

23 de abril de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a redobrar o cuidado com o lixo doméstico para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O alerta ocorre em função da paralisação dos coletores de lixo do município e das chuvas registradas nos últimos dias.

“Não só os tradicionais recipientes como vasos de plantas, pneus e embalagens de plástico são criadouros do mosquito da dengue, pois os sacos de lixo podem acumular água com as chuvas registradas na cidade nos últimos dias e é preciso tomar cuidado”, alerta Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue) em Piracicaba.

Segundo Tom, medidas simples adotadas pela população podem evitar que o lixo doméstico acumule água. “Orientamos que os sacos de lixo sejam bem fechados e colocados em locais cobertos, evitando assim o acúmulo de água nas dobras que ficam nele. Outra medida fundamental é manter os quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água”.

A Secretaria lembra que historicamente não há registro de focos do mosquito em sacos de lixo no município, mas alerta a população para redobrar a atenção nesses dias em função da paralisação dos coletores e das chuvas.

Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que até o dia 21 de abril foram notificados 677 casos suspeitos de dengue no município, com 107 confirmações. No mesmo período do ano passado foram 2.802 notificações e 1.812 casos confirmados. A Vigilância lembra que os dados de 2014 são provisórios, pois notificações de agravos como a dengue levam até 60 dias para ser consolidadas.