Saúde promove evento sobre anemia falciforme na Câmara de Vereadores

20 de junho de 2016 • Coordenação DAF

Com o objetivo de esclarecer a população e os profissionais sobre a anemia falciforme, a Secretária da Saúde, por meio do Ambulatório Municipal de Hemoglobinopatias, promove nesta terça-feira, 21/06, às 14h, na Câmara de Vereadores, encontro alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, lembrado no dia 19 de junho.

O encontro será composto por duas palestras. A enfermeira hematologista responsável pelo Ambulatório Municipal de Hemoglobinopatias, Simone Fuzatto, falará sobre o que é a anemia falciforme, e o médico hematologista, Lineu Cardoso, abordará as complicações da doença.

Segundo Simone, o ambulatório municipal, inaugurado há dois anos, conta com atendimento multi-profissional às hemoglobinopatias. Do total de pacientes atendidos, aproximadamente 50 são portadores de hemoglobinopatia. Outros 150 são avaliações, com orientações sobre outras patologias. “O encontro visa promover orientações à população sobre a doença falciforme e integração entre os pacientes atendidos pelo ambulatório municipal”, explica a enfermeira.

A anemia falciforme é uma doença genética e se manifesta, predominantemente, em negros. Causa deformidade nas células vermelhas do sangue que, em estado normal, têm a forma de disco, porém nos portadores da doença, adquirem a forma de foice. Em situações específicas, as hemácias falciformes tornam-se rígidas, aderindo-se à parede dos vasos sanguíneos, obstruindo-os e dificultando a circulação do sangue.