Saúde realiza 2º mutirão de combate à dengue amanhã, 13/02

12 de fevereiro de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Texto: CCS

A Prefeitura, por meio de Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realizará amanhã, sábado, 13/02, o 2º mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti neste ano. A ação acontece das 8h às 13h.

O primeiro mutirão aconteceu no sábado passado, 8/02, na região Oeste do município, abrangendo os bairros Novo Horizonte, Kobayat/Líbano e Santa Fé I, II e III. Foram visitados cerca de 2.500 imóveis. De janeiro até agora, foram registrados 216 casos da doença.

Neste sábado, agentes comunitários de saúde percorrerão as ruas do bairro Vila Rezende, com aproximadamente 2.000 residências. Dos 216 casos já registrados, 62 eram da Vila Rezende.

De acordo com Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, o objetivo é recolher criadouros do mosquito Aedes aygypit, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Tom ressalta que durante essa visita, a equipe orientará os moradores para retirarem criadouros de porte pequeno, além de informar ao munícipe como se proteger de forma correta do mosquito da dengue.

Em virtude da pandemia de Covid-19, as vistorias serão realizadas apenas nas áreas externas da residência. Além disso, os agentes usarão máscara e todos estarão identificados com crachá e uniforme da Secretaria Municipal de Saúde e utilizarão veículos com o logotipo da Prefeitura.