Saúde realiza ação de conscientização sobre febre maculosa

23 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A equipe do Setor de Animais Sinantrópicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 24/06, das 8h às 14h, ação educativa com entrega de panfletos informativos e educativos sobre carrapatos e a febre maculosa no Parque da Rua do Porto.

Conforme explica Filemon Silvano, secretário de Saúde, a prevenção da febre maculosa é baseada em impedir o contato com o carrapato. Portanto, em locais onde há o risco de exposição ao artrópode, algumas medidas podem ajudar a evitar a infecção, como usar roupas claras para ajudar a identificar o carrapato; utilizar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramados; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta. “Nossa intenção é reforçar com a população a prevenção, ou seja, evitar os locais de risco e, se passar por essas regiões, que fique atenta quanto ao perigo do carrapato, bem como aos sintomas da febre maculosa”, enfatizou.

Cabe lembrar que a febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato e causada por bactéria do gênero Rickettsia. A doença não é transmitida diretamente entre pessoas, sendo transmitida pelo carrapato do gênero Amblyomma, que é o vetor da bactéria. Em Piracicaba, neste ano, ainda não foram registrados casos da doença, porém, a Secretaria de Saúde alerta a população para a prevenção contra a febre maculosa que pode ser feita ao evitar áreas onde pode haver contato com carrapatos contaminados, e se frequentar, ficar atento aos sintomas da doença no período entre 1 a 14 dias, procurando atendimento médico caso esses sintomas apareçam. Em 2021, foram cinco casos confirmados e quatro óbitos; em 2022, foram dois casos e um óbito.

Conforme explica a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel, o objetivo desta ação é orientar as pessoas sobre um modo seguro e consciente de frequentar as áreas de risco sem correr perigo, já que o contato com carrapatos em áreas naturais, pode ocorrer, mas existe prevenção e cuidados que devem ser tomados. “Essa conscientização é de extrema importância, pois a maioria dessas áreas no nosso município são pontos turísticos, onde ocorre, naturalmente, a presença de capivaras e de seus parasitas, que são os carrapatos-estrela”.

Regina reforça que apenas menos de 1% dos carrapatos de um ambiente, onde há a circulação da Rickettsia, podem estar contaminados, então, o fato de ter encontrado carrapato preso ao corpo, não significa que vão ter a febre maculosa e que deverão tomar o antibiótico. “Assim, somente as pessoas que frequentaram áreas de risco e apresentaram sintomas, deverão entrar com tratamento de acordo com a orientação médica”.

Equipe do CCZ estará no Parque da Rua do Porto orientando a população sobre febre maculosa e o carrapato estrela

ÁREAS DE RISCO – Em Piracicaba, além das margens do rio Piracicaba – desde o bairro Monte Alegre até Artemis – e do rio Corumbataí, outras áreas identificadas como de maior risco de contaminação da doença são as margens do ribeirão Piracicamirim, Córrego Guamium, a lagoa do Santa Rita, parque da Rua do Porto, ou seja, toda região em que se pode encontrar capivaras.

DIAGNÓSTICO – Diagnosticar precocemente a febre maculosa é muito difícil, principalmente nos primeiros dias da infecção, já que os primeiros sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como dengue, leptospirose, doença meningocócica, hepatite viral, entre outras. Mas o que é importante para o caso, é o paciente informar que esteve em locais próximos à beira de rios, matas, florestas, fazendas, trilhas ecológicas, onde possa ter sido picado por um carrapato.

TRATAMENTO – A febre maculosa tem cura desde que o tratamento com antibióticos específicos seja administrado nos primeiros dois ou três dias da infecção. O medicamento deve ser administrado assim que surgirem os primeiros sintomas, mesmo sem o diagnóstico confirmado, já que ele pode demorar.

Atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema vascular, com gangrena de membros, hemorragias e comprometimento dos rins, dos pulmões, e levar ao óbito.

ORIENTAÇÕES – Cabe salientar que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com equipe de profissionais que dão apoio no trabalho de controle da doença por meio de trabalhos educativos e de orientação nas residências, escolas públicas e particulares da cidade, além de empresas. A solicitação da visita orientativa deve ser feita por meio do SIP 156.

A SMS reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre, dor no corpo, mal-estar, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença. Em Piracicaba, toda a rede de saúde está capacitada e orientada sobre o atendimento à doença e aos casos suspeitos.

Dicas de prevenção

Devem ser adotadas algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde haverá exposição a carrapatos:

• Use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato.
  • Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.
  • Evite andar em locais com vegetação alta.
  • Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
  • Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça.
  • Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da picada com álcool ou sabão e água.
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos.