SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde realiza campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomático Respiratório

29 de fevereiro de 2016 • Coordenação DAF

Com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão da tuberculose e reduzir a incidência de casos da doença em Piracicaba, a Vigilância Epidemiológica Municipal, órgão ligado à Secretaria da Saúde, realiza de 1º a 15 de março a campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomático Respiratório.

A ação será desenvolvida na rede básica de saúde (PSF, UBS, CRAB) e também nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Nesses locais, a população será orientada sobre a tuberculose e serão intensificadas a busca ativa de sintomático respiratório com a realização de exame de escarro para detecção da doença.

De acordo com Ermelinda Esteves, interlocutora do Programa de Ações de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, o foco principal da campanha é a detecção precoce da tuberculose e, com isso, interromper a cadeia de transmissão. Ela explica que o exame é rápido e caso seja diagnosticado o contágio, o paciente é conduzido ao médico especialista no Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), onde passará por consulta e em seguida iniciará o tratamento que tem a duração de seis meses. “O tratamento é composto por medicação e acompanhamento médico e é totalmente gratuito”, ressalta Ermelinda.

Segundo Ermelinda, por ser de fácil contágio, já que o bacilo é transmitido pelas vias respiratórias, qualquer pessoa pode ser acometida pela tuberculose. A orientação é evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas.

Ermelinda explica que o parâmetro recomendado pelo Ministério da Saúde é para que haja investigação de sintomático respiratório é de 1% da população anualmente. Ela salienta ainda que, para maior eficácia da campanha, a Vigilância Epidemiológica realizou encontros de orientação para os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica e nas UPAs.

Orientação de profissionais da rede ocorreu na semana passada

Segundo a VE, em 2014 foram registrados 143 novos casos de tuberculose em Piracicaba e, em 2015, este número chegou a 149. Atualmente, todos os pacientes estão em tratamento.

Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse contínua há mais de duas semanas, emagrecimento, sudorese noturna e cansaço. “Esses sintomas podem estar associados ao bacilo da tuberculose e a orientação é procurar as unidades de saúde para a realização do exame de escarro”.

‹ voltar