Saúde realiza “Dia D dos Mutirões” neste sábado (23/02)

21 de fevereiro de 2019 • Leandro Bollis

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (23/02) mais um “Dia D dos Mutirões”. Centenas de pacientes serão atendidos em várias especialidades médicas e serviços, em diversas unidades do município. O objetivo é reduzir filas de espera, beneficiando toda a população que precisa do SUS.

No Postão, atrás do Mercado Municipal – Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, a partir das 7 horas –, serão recebidas 260 pessoas, sendo 140 para clinico geral (pacientes pré-selecionadas pelas USFs, 60 para urologia e 60 ortopedia.

A Clínica de Olhos – Rua Alferes José Caetano, 1453 – receberá outros 50 pacientes prioritários, entre 7h30 e 14 horas. No CADME (Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas) – Rua Viegas Muniz, 131,São Dimas – haverá atendimento ambulatorial de úlceras e feridas para 50 pacientes. Já na CDI (Clínica de Diagnóstico por Imagem) – avenida Independência, 2.600 – atenderá, a partir das 7 horas, 120 pacientes que precisam de ultrassonografia.

Mais 200 pessoas serão atendidas no Poupatempo Municipal – avenida Armando Sales de Oliveira, 2056 –, das 8h às 13 horas, para emissão do Cartão Nacional de Saúde. São aquelas pessoas que conseguiram o primeiro emprego ou estão se recolocaram no mercado de trabalho e precisam do documento para a contratação, além de gestantes e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho. Ainda no Poupatempo Municipal, das 8h às 12h, serão agendados exames de mamografia. As interessadas acima dos 40 anos deverão levar a requisição do exame e o cartão do SUS (azul).

Além disso, haverá no local a emissão do “Cartão Internacional de Vacinação” para os municípes que viajarão para outras regiões e fora do País. De acordo com Reginaldo Luiz de Oliveira, coordenador do Central de Relacionamento com os Usuários do SUS (Centrus), o solicitante deverá previamente preencher o pré-cadastro no site http://viajante.anvisa.gov.br e levar CPF, RG e comprovante de vacinação da Febre Amarela. O atendimento será das 8h ás 12h mediante distribuição de senhas.

A Centrus esclarece que todos os atendimentos foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.