SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde realiza nesta terça-feira (28/05) o II Encontro de Mobilização pela Saúde das Mulheres

27 de maio de 2019 • Romualdo Filho
 A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (28/05), no anfiteatro da Faculdade Anhanguera – Bloco B (Rua Santa Catarina, 1005 – Bairro Água Branca), o II Encontro de Mobilização pela Saúde das Mulheres, referente ao Dia Internacional de Luta pela Saúde das Mulheres.

O tema do encontro, organizado pelo Departamento de Atenção Básica e pelo Conselho Municipal da Mulher, com apoio do Conselho Municipal de Saúde e de várias empresas e instituições parceiras (ver lista abaixo), é a Humanização do Atendimento à Mulher na Gestação, Parto e Pós-parto.

O evento, voltado aos profissionais da rede municipal de saúde – especialmente àqueles que realizam atendimento de pré-natal, parto e pós parto e coordenam grupos de gestantes – começa às 8 horas, com encerramento às 16 horas. Estão previstas três palestras proferidas por especialistas em questões relacionadas às mulheres.

A primeira, no período da manhã, é sobre O Direito da Mulher Gestante, segundo os estatutos jurídicos e normativos para sua proteção, da defensora pública, coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Paula SantÁna Machado de Souza.

Ainda no período da manhã, as Doulas da Coletiva Maternália falarão sobre Um novo olhar para a assistência da saúde à mulher no pré-natal. Ainda com as integrantes da Coletiva, Tiê Graneto e Carol dos Anjos, logo após o almoço, haverá uma reflexão sobre os grupos de gestantes.

O encontro segue a Portaria 1.179/18, do Ministério da Saúde, que instituiu a Semana de Mobilização pela Saúde da Mulher no SUS, levando em consideração a necessidade de aprofundar questões de saúde relacionadas à vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte decorrentes de discriminação.

O objetivo central da iniciativa é refletir sobre as ações desenvolvidas na assistência ao pré-natal e, consequentemente, acelerar as ações para atingirmos a meta nacional de redução da mortalidade maternaa redução da mortalidade materna, segundo os indicadores oficiais, que consideram a proporção de óbitos de mulheres durante a gestação ou até 42 dias após o parto cada 100.000 crianças nascidas vivas.

Em Piracicaba esse índice é de 39,8, bem abaixo do nível nacional, de 54,4, e do estadual, de 54,4. Mesmo assim preocupante, segundo o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello. “A meta definida pelo Ministério da Saúde é de 30 mortes para cada 100.000 crianças nascidas vivas até 2030. “Pelos dados atuais, temos ainda que aprimorar e humanizar nossa rede, detectar os fatores que ainda nos impede de avançarmos e enfrentarmos esses problemas”, observou Pedro Mello. “Temos plenas condições de atingirmos essa meta ainda nesta década, com empenho e a dedicação de todos”, concluiu.

Apoiadores:

O II Encontro de Mobilização pela Saúde das Mulheres, Humanização do Atendimento à Mulher na Gestação, Parto e Pós-parto, conta com o apoio da Faculdade Anhanguera Piracicaba, Suco Prats, Café Morro Grande, Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Sindicato dos Bancários de Piracicaba, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Colégio Polibrasil, Ótica Wilson, Manga Rosa, Academia Smart Fit, Onodera Estética, Bisnaga Alimentos, 4Move, Coaching Camila Joia, Coletiva Maternália, Experimento Útero Núcleo Corpoesia e Espaço Herbalife.

‹ voltar