Saúde recebe doação de duas câmaras conservadoras de vacinas do Simespi

31 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: CCS

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu duas câmaras conservadoras de vacinas por meio de doação feita pelo Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba). A doação faz parte de uma ação de apoio ao poder público municipal no combate à pandemia do novo coronavírus que, no mês passado, doou sete respiradores, sendo seis deles à Prefeitura. A oficialização da doação aconteceu na tarde de sexta-feira (28/05), no Centro de Vigilância Epidemiológica.

Doação de Conservadores de Vacinas pelo Simespi

As duas câmaras conservadoras de vacinas somam investimento de R$ 26 mil e são fabricadas pela empresa piracicabana Novainstruments Equipamentos para Laboratório, associada ao Simespi. O modelo NI 1760/500 tem capacidade para armazenar 500 litros úteis e nobreak (gerador interno) com autonomia de 48 horas.
“Estamos vivendo um momento difícil, de instabilidade, e vocês se organizaram para tirar um valor em dinheiro da reserva de vocês para fazer esta doação, para ajudar a população piracicabana. Somos gratos por isso e posso dizer que, agora, temos mais segurança no armazenamento e conservação de vacinas. Está é uma parceria de pessoas que buscam o bem da população”, disse Filemon Silvano, secretário de Saúde.

Filemon Silvano e Euclides Libardi presidente do Simespi assim termo de doação dos equipamentos

Euclides Libardi, presidente do Simespi, reforçou que o trabalho para a concretização da doação foi da união dos diretores e associados. “A nossa equipe se esforçou para isso por meio de conversas internas e com a Prefeitura, na busca de saber a melhor forma de realizar a doação. Eu só assinei o cheque, o mérito é de nossa equipe”, destacou.

à frente da negociação, Erick Gomes e Roberto Borges, 2º vice-presidente e diretor-financeiro do Simespi, respectivamente, afirmam a satisfação de colaborar com a sociedade em meio à pandemia. “Estamos apenas retribuindo a sociedade aquilo que um dia ela já fez por nós e o melhor, fazemos isso na hora certa, em que ela mais precisa, pois nosso intuito é ajudar o povo piracicabano”, disse Erick Gomes.

Para o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta, a contribuição das empresas para ajudar o poder público no combate à pandemia tem sido crucial. “Esse suporte nos dá cada vez mais tranquilidade para fazer o nosso trabalho. Estamos com a segurança necessária para conservar as nossas preciosas vacinas, principalmente agora que a Pfzer divulgou nota informando que a sua vacina pode ser conservada por até 31 dias a temperaturas de 2°C a 8°C, assim como são as outras vacinas que já utilizamos. Isso aumenta a expectativa de recebermos mais um tipo de vacina e ampliar a vacinação na cidade”, enfatizou.

Responsáveis pela empresa Novainstruments Equipamentos, Paulo Roberto Busato e Paulo Busato, pai e filho se orgulham de poder colaborar neste momento de turbulência. “Muitas empresas querem doar e não sabem como. Aqui na cidade, o Simespi de organizou e mobilizou os interessados. Isso é muito importante. Nós fazemos parte do movimento nacional Unidos pela Vacina, que busca fazer parcerias locais com as secretarias e doar aquilo que o órgão público necessita naquele momento e não deixar de atender a população. Ainda, nesta parceria, no mês de junho vamos fazer nova doação de mais dois refrigeradores à Prefeitura”, afirmou Paulo Busato.