Saúde reduz tempo de espera para cirurgias ortopédicas

3 de setembro de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde reduziu o tempo de espera dos pacientes atendidos na COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) para realização de cirurgia ortopédica. Segundo levantamento da Pasta, houve crescimento no número de pacientes internados nos hospitais em até 48 horas e redução significativa nos casos que aguardam acima desse tempo.

As internações realizadas em menos de 24 horas após o atendimento na COT registraram aumento de 19,4% entre janeiro e julho deste ano. Foram 271 casos em 2014 contra 227 no mesmo período do ano passado. Nas internações realizadas em até um dia, o número de 2014 é mais do que o dobro – 180 ante 68 no ano passado.

Houve aumento expressivo ainda nas internações realizadas até dois dias do atendimento. Segundo a Secretaria de Saúde, foram 83 casos nos primeiros sete meses deste ano e 49 no mesmo período de 2013 – ampliação de 69,4%.

A redução no tempo de internação teve por consequência o impacto no número de pacientes que aguardam mais de dois dias para serem transferidos da COT ao hospital. O número de pacientes internados a partir de três dias de espera este ano recuou 21%, com 41 pacientes (em 2013 foram 52).

Entre janeiro e julho deste ano, 25 pacientes foram levados ao hospital quatro dias após chegarem à COT. O número é 51% menor do que os 51 pacientes que aguardaram pelo mesmo tempo nos primeiros sete meses de 2013. A redução entre os pacientes que esperaram cinco dias para serem encaminhados para cirurgia foi de 77,8%, com 12 casos em 2014 e 54 no ano passado.

Apenas dois pacientes tiveram que aguardar mais do que cinco dias para serem transferidos da COT para um dos hospitais prestadores de serviço nos primeiros sete meses de 2014. O número representa 1,78% do total de 112 pacientes que aguardaram o mesmo tempo no ano passado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a redução no tempo de espera dos pacientes da COT se deve à ampliação do contrato com os hospitais, que entrou em vigor em 1º de outubro. “O aumento histórico de 38% concedido pelo prefeito Gabriel Ferrato, além de possibilitar uma ajuda essencial aos hospitais, permitiu essa redução no tempo de espera dos pacientes atendidos pela COT, o que é extremamente positivo”, avaliou.