Saúde registra primeiro óbito por dengue em 2023

3 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (VE) Municipal, vinculado à Secretaria de Saúde, registrou a primeira morte por dengue em 2023. O óbito ocorreu no mês de abril em paciente do sexo feminino, com faixa etária de 70 a 79 anos, e foi confirmado hoje, quarta-feira, 03/05. O último óbito pela doença havia sido registrado em julho de 2022.

De acordo levantamento divulgado pela VE, durante todo o ano de 2021 foram registrados 5.356 casos de dengue e um óbito, enquanto que em 2022 foram 1.443 casos da doença e, também, um óbito. De 1º/01 a 25/04 deste ano foram confirmados 817 casos da doença.

Arrastões e Mutirões da dengue seguem acontecendo aos sábados em toda a cidade

O número de casos vem diminuindo ano a ano devido ao intenso trabalho das equipes do PMCA (Plano Municipal de Combate ao Aedes), ligado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Em 2022, com a intensificação dos trabalhos de Arrastão e Mutirão da dengue, as equipes do PMCA visitaram mais de 150 bairros e recolheram mais de 200 toneladas de inservíveis que poderiam ser um criadouro do mosquito Aedes.

De acordo com Matheus Santos, coordenador do CCZ, o trabalho de rotina inclui ainda fiscalização casa a casa, nos comércios e indústrias, atendendo as denúncias recebidas via SIP156. Ainda segundo Santos, uma nova estratégia de atuação será traçada para intensificar ainda mais o combate ao mosquito.

“Vamos seguir com nosso intenso trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue”, ressalta o secretário de Saúde, Filemon Silvano.