Saúde segue com capacitação de tutores em estratégia sobre aleitamento materno

18 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: CCS — Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde segue com as ações para a ampliação da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (EAAB), incentivada pelo Ministério da Saúde desde 2015 em Piracicaba. Em 2023, a intenção do município é finalizar a capacitação dos 15 novos tutores da EAAB. Para isso, as oficinas de capacitação destes novos profissionais acontecem no mês de maio nas unidades CRABs Santa Terezinha, dia 05/05; UBS Alvorada, dia 11/05; USF IAA II, dia 19/05, e USF Tatuapé II, dia 25/05. Todas as atividades acontecem à tarde, com início às 13h.

Conforme explicou Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do Departamento de Atenção Básica de Piracicaba, durante a realização de algumas oficinas, as Unidades precisam permanecer fechadas para atendimento. “É uma exigência do Ministério da Saúde que todos os profissionais destas unidades participem da capacitação técnica. Em cada uma destas unidades as equipes informarão a população sobre esta suspensão do atendimento no dia da capacitação, além disso, as unidades afixarão cartazes informando à comunidade”.

Treinamento para novos tutores para programa EEAB teve início no ano passado com incentivo do Ministério da Saúde

A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), instituída em setembro de 2013. “Atualmente temos apenas três tutoras e, com a conclusão desta capacitação, ampliaremos o número de tutores para 18. Estão sendo capacitados enfermeiros, dentistas, nutricionistas e assistentes sociais”, lembra e reforça Andresa Nunes Mendes, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.