Saúde solicita aumento de vagas de internação pediátrica aos hospitais

22 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: CCS

No início da tarde de hoje, quarta-feira, 22/03, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ofício aos hospitais Santa Casa de Misericórdia e dos Fornecedores de Cana (HFC) solicitando a abertura de mais vagas hospitalares em pediatria clínica e UTI pediátrica, em caráter emergencial, em razão do aumento da demanda de casos de internação por síndromes respiratórias.

A solicitação feita pelo secretário de Saúde, Filemon Silvano, está prevista em convênio assinado com os prestadores e parte da necessidade de atender os casos urgentes de internações de crianças que estão há mais de 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Na manhã hoje, a Central de Regulação de Vagas Municipal encontra-se com 14 crianças aguardando regulação, sendo três casos de UTI pediátrica.

Segundo esclarece a Superintendência de Urgência e Emergência da SMS, entre os meses de março e abril é comum o aumento de até 25% nos atendimentos pediátricos na rede pública, porém, nesta quarta-feira, a média registrada está 85% acima do comum. Em números, enquanto o atendimento médio fica entre 60 e 100 crianças/dia, atualmente a média/dia está entre 180 e 250 crianças/dia nas quatro UPAs da cidade.

“Estamos cientes que o aumento de casos pediátricos no momento é uma questão regional e que a dificuldade de contratação de profissionais médicos na especialidade também está impactando na prestação de serviço no município, porém, acreditamos que seja possível atender a esse nosso pedido o quanto antes possível”, ressaltou o secretário.