Saúde terá dez pontos para vacinação contra a gripe e covid-19 no sábado, 15/04

12 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar dez pontos de vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer Bivalente e contra a Gripe/Influenza por demanda espontânea – sem agendamento – no próximo sábado, 15/04, das 8h às 16h. A imunização será para os grupos prioritários já definidos conforme orientações do Ministério da Saúde; no caso da vacina Covid-19, além dos grupos prioritários que receberão o reforço da Bivalente, também estará disponível o reforço da Pfizer pediátrica para as crianças e adolescentes de 5 a 11 anos. Estarão abertas para aplicação as seguintes unidades de saúde: CRABs Vila Rezende, Piracicamirim, Santa Teresina e Vila Sônia; UBSs Centro, Vila Independência, Jupiá, Caxambu e Esplanada; além do PSF Jaraguá II.

No caso do imunizante contra a Covid-19 Bivalente poderão receber as doses: idosos com mais de 60 anos; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade) e a população de 12 a 59 anos com comorbidades (de acordo com as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde.

Para receber o reforço da Pfizer Bivalente o cidadão precisa ter, pelo menos, o esquema vacinal primário completo (1° e 2° doses) e um intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.

Vacina Bivalente contra a Covid-19 também estará disponível neste sábado, em dez postos de saúde

Para a vacina da gripe/influenza poderão receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhador da Saúde dos serviços públicos e privados; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto; professores do ensino básico a superior e funcionários das escolas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A Secretaria de Saúde reforça que para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de vacinação com a última dose (no caso da vacina da Covid-19). Além destes documentos, trabalhadores e afins devem apresentar comprovante de vinculação ativa de trabalho (holerite ou carteira de Trabalho).

Campanha de Vacinação contra a gripe terá atendimento especial neste sábado, 15/04

DUAS DOSES – Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o Ministério da Saúde publicou estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluindo que não há nenhum risco em tomar as vacinas contra a gripe e a Covid-19 ao mesmo tempo. “As duas vacinas podem ser aplicadas juntas. Pessoas com doenças febris agudas, moderadas e casos confirmados de Covid-19 devem ter a vacinação adiada até o desaparecimento dos sintomas, para receber a vacina contra gripe”. No caso da vacina contra Covid, a orientação é que aguarde um intervalo de 30 dias para ser vacinado).

As duas doenças, a gripe e a Covid-19, são síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais e afetam o sistema respiratório. Nesta época do ano os casos aumentam consideravelmente e preocupam gestores da saúde pública pela demanda em unidades de pronto atendimento e hospitais. “A vacina é o fator maior de proteção disponível atualmente, que ajuda a evitar o agravamento dessas doenças. As campanhas e a adesão da população são fundamentais para um cenário epidemiológico favorável”, destacou Silvano.