SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde terá postos de vacinação contra a gripe neste sábado (14)

12 de maio de 2016 • Coordenação DAF

A Secretaria de Saúde de Piracicaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, irá disponibilizar neste sábado, 14 de maio, 11 pontos de vacinação contra a gripe em locais públicos e supermercados do município. Desde o início da campanha, em 30 de abril, até quarta-feira (11), 55.361 doses da vacina já haviam sido aplicadas. O número corresponde a uma cobertura vacinal de 69,27% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% das pessoas com indicação para receber a vacina.

De acordo com o definido pelo ministério, devem receber a vacina crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. Além do público prioritário, as pessoas com doenças crônicas também têm direito à imunização.

A escolha dos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde segue recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados na campanha os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Segundo a enfermeira Fernanda Menini, diretora da VE, a ideia de abrir os postos volantes neste sábado (14) é facilitar o acesso da população à vacina, principalmente a quem não tem tempo nos dias úteis. “Além disso, neste fim de semana também faremos a vacinação dos acamados e nas instituições. A vacina é fundamental para prevenir a gripe e é segura, pois é feita com fragmentos inativados do vírus”, disse.

A vacina é trivalente e protege contra os vírus dos tipos A H1N1, A H3N2 e B. O produto é contraindicado apenas a pessoas com reação anafilática prévia ou alérgias a ovos de galinha e seus derivados.

Neste ano, até 30 de abril, foram registrados 2.467 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 2.085 por influenza A H1N1, sendo 411 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país). Em Piracicaba, são 83 casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com dez óbitos em investigação. Até esta quinta-feira (12), o município ainda não havia recebido nenhum resultado das amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame.

“É fundamental que as pessoas que integram o grupo prioritário busque a unidade de saúde mais próxima e receba as doses da vacina. A campanha segue até o dia 20 de maio e, além do sábado, as doses estão disponíveis durante a semana nas unidades de saúde da Atenção Básica”, afirmou Fernanda.

Confira a relação de postos volantes que abrirão na zona urbana neste sábado:

  • Praça José Bonifácio – das 8h às 14h
  • Praça Takaki – das 8h às 14h
  • Terminal Central – das 8h às 14h
  • Terminal Vila Sônia – das 8h às 13h
  • Jaú Serve (São Dimas) – das 8h às 16h
  • Pão de Açúcar – das 8h às 16h
  • Coop – das 8h às 16h
  • Supermercado Ideal – das 8h às 16h
  • Walmart – das 8h às 16h
  • Carrefour – das 8h às 16h
  • CRAB Vila Rezende – das 8h às 17h
‹ voltar