SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde vacina 7.061 adolescentes contra o HPV e chega a 88,06% de cobertura em Piracicaba

11 de abril de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria de Saúde de Piracicaba vacinou 7.061 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) na campanha encerrada nesta quinta-feira (10). Lançada pelo Ministério da Saúde no dia 10 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV tinha como meta a vacinação de 80% do público-alvo. Com os números de Piracicaba, o município atingiu uma cobertura vacinal de 88,06%, já que a população esta faixa etária é de 8.018 adolescentes.

Além de disponibilizar a vacina em todas as unidades de saúde, a Secretaria realizou ações em todas escolas estaduais e nas particulares que aderiram à campanha. O secretário de Saúde, Pedro Mello, vê como positiva a cobertura vacinal registrada em Piracicaba na primeira vez em que a vacina foi oferecida, mas lembra da importância de se aplicar a segunda e terceira dose para efetivar a imunização das adolescentes contra o vírus. “É uma vacina oferecida em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira aplicação e a última 60 meses após a primeira, ou seja, cinco anos depois para que a imunidade das garotas esteja completa”, disse.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os vírus dos tipos 16 e 18 do HPV (Papiloma Vírus Humano), cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero diagnosticados no Brasil, a quarta causa de morte pela doença entre as mulheres do país.

 

‹ voltar