Saúde zera fila de espera em urologia

17 de junho de 2016 • Coordenação DAF

Com os mutirões realizados aos sábados, desde o início de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde zerou a fila de espera por consultas na especialidade de urologia, uma das mais demandadas pela população do município.

Segundo Reginaldo Oliveira, coordenador da Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS), a meta é zerar a demanda também em outras especialidades. “Com as 330 vagas que ofereceremos neste sábado, zeramos a demanda em urologia e pretendemos que isso ocorra também em outras áreas médicas”, disse

Dados da Centrus apontam que foram oferecidas 1.870 consultas em urologia somente nos mutirões realizados desde janeiro. A redução na demanda reprimida na especialidade trará mais agilidade no atendimento da população, que terá acesso mais rápido às consultas médicas na área.

O mutirão deste sábado, 18/06, irá oferecer 390 consultas, sendo 330 em urologia e 60 em gastroenterologia, no CEM (Centro de Especialidades Médicas). O atendimento do CEM será das 7h às 14h e envolverá 14 profissionais, sendo seis médicos, três técnicos em enfermagem e cinco funcionários da área administrativa.

Haverá ainda 110 atendimentos em oftalmologia na Clínica de Olhos, localizada na rua Alferes José Caetano, 1.453, no Centro, onde o atendimento ocorrerá das 9h às 15h e serão realizados por seis médicos oftalmologistas do Instituto Suel Abujamra, de São Paulo, que possui convênio com a Secretaria de Saúde. O mutirão contará ainda com apoio de três funcionários da área administrativa. “As consultas são de reavaliação de pacientes que realizam tratamento de glaucoma”, afirma Oliveira.

Também para este sábado foram chamados 310 pacientes que aguardam exames de ultrassonografia. O atendimento ocorre no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), localizado no edifício Primus Center, na avenida Independência, 350. O atendimento será das 7h30 às 16h30 e terá o envolvimento de 13 profissionais entre médicos, enfermeiros e administrativo.

De acordo com Oliveira, serão realizados exames de ultrassom abdominal, pélvico e transvaginal. “Os exames foram solicitados como prioridade pelos médicos das unidades básicas de saúde e do PSF (Programa Saúde da Família)”, explica o coordenador da Centrus, responsável pelo pré-agendamento de todos os procedimentos. Os mutirões da Saúde visam a oferecer serviços a quem não tem tempo durante os dias úteis e também para reduzir a demanda em diversas especialidades médicas e odontológicas.