Secretaria da Saúde apresenta resultados parciais da campanha de prevenção a Hepatites

29 de julho de 2016 • Coordenação DAF
O trabalho com as Hepatites entra no Circuito da Prevenção, que engloba todas as ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde ao longo do ano, sob a cocordenação do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais.

Os recursos vindos do Ministério da Saúde (MS) integram os investimentos para essas ações preventivas, como a produção de panfletos, camisetas e aquisição de preservativos etc.

Tanto campanhas pontuais como a educação continuada são desenvolvidas pelo junto à Atenção Básica, bem como em parcerias com empresas, organizações governamentais e não governamentais.

No mês de julho foram intensificadas as ações, em decorrência do Dia Mundial de Combate as Hepatites, quando os Agentes de Saúde, no trabalho casa a casa, colaboraram para a entrega de 10 mil panfletos específicos sobre Hepatites B e C.

A Atenção Básica também disponibilizou os panfletos aos usuários, bem como ampliou os testes rápidos para o diagnóstico das doenças. Sendo que no Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic) há um profissional da saúde exclusivo para esse serviço.

Na rede de Atenção Básica, em junho, foram feitos 1.165 exames convencionais para Hepatite B e em julho, até o dia 26, outros 993. Para Hepatite C foram 1.081 em junho e mais 911 em julho.

Sobre os testes rápidos, na Atenção Básica, foram feitos em junho 116 para Hepatite B e 112 para Hepatite C (não foi fechado o balanço ainda do mês de julho). No Cedic, foram 29 para  Hepatite B, em junho, e 71 em Julho (também até o dia 26). Outros 29 para Hepatite C em junho, mais 71 em julho. (Os resultados de positividade estão na tabela abaixo)

Os testes rápidos continuam disponíveis na rede de Atenção Básica e no Cedic e podem ser feitos por agendamento. Sendo que os exames convencionais podem ser realizados diariamente no Cedic das 7h30 às 14h30. Os interessados em fazer os exames podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para maiores informações.

Recursos do Ministério da Saúde
Sobre os recursos que vêm do MS para a produção de material de divulgação na campanha do mês de julho, temos o seguinte desempenho: foram distribuídos 10.000 panfletos pelas Unidades de Saúde; outros 2.033 por parceiros e ação educativas em conjunto com entidades; além de 1.000 camisetas.

Testes realizados em Piracicaba Junho e parcial Julho