Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre dengue

12 de março de 2013 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima semana uma capacitação sobre a dengue para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal de Atenção Básica.

De acordo com a médica da Vigilância Epidemiológica, Béssel Basso Mattos Rebeis, os encontros, que serão realizados no dia 22 no anfiteatro do Centro Cívico, servirão para uma revisão sobre o tema. “É uma relembrança da doença, com informações sobre sinais, sintomas, além da avaliação dos pacientes e da gravidade do caso, com orientações inclusive para o encaminhamento para a atenção secundária”, disse.

A capacitação será dividida em duas turmas e deve contar com a presença de mais de 250 profissionais. Durante os encontros, além da questão do atendimento, será debatida a prevenção e a orientação que pode ser passada à população na prevenção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O objetivo é qualificar os profissionais que ficam na ponta do atendimento, mais próximos da população, para que, além de um atendimento correto e adequado à doença, seja executado o trabalho de conscientização dos cidadãos.

Participam da capacitação profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Programa Saúde da Família (PSF).