Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação antirrábica

17 de setembro de 2013 • Coordenação DAF
A partir do próximo sábado (21) a Secretaria de Saúde realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica. Até dia 2 de novembro serão oito sábados de campanha, totalizando 147 postos de vacinação espalhados pela área urbana da cidade. No primeiro semestre a campanha percorreu a zona rural de Piracicaba e vacinou 17 mil animais domésticos. Em 2012 foram vacinados 41.200 animais contra a raiva, sendo 35.736 cães e 5.464 gatos.

Cães e gatos a partir de 3 meses devem receber a vacina. Os responsáveis devem evitar que animais sejam conduzidos por crianças ou pessoas idosas, que não terão condições de segurar cães e gatos mais agitados. “Os cães devem ser levados em guias adequadas. Muitos chegam com fios finos, que podem arrebentar com facilidade ou ainda machucar os animais. Para os gatos, o ideal é que sejam colocados em sacos de pano, como fronhas, ou até mesmo em sacos como de cebola. Embora não pareça o meio mais confortável, é onde os felinos ficarão contidos e mais seguros”, explicou médico veterinário Paulo Lara.

Os proprietários de animais que estiverem em tratamento ou gestação devem ser orientados pelo veterinário de confiança. Em caso de dúvidas, a vacina não deve ser aplicada. Os animais que não forem imunizados durante a campanha podem procurar pelo Canil Municipal para receber a dose em qualquer época do ano.

A vacina aplicada será a Rabisin-i (Merial), importada da França e a mais conceituada entre os veterinários, usada pela Secretaria de Saúde desde o ano passado. Será aplicada uma dose única, independente os porte do animal. “São raríssimos os efeitos colaterais, nunca aconteceu em nossas campanhas. Contudo, em caso de reação o Centro de Controle de Zoonoses deverá ser comunicado. Além disso, haverá um veterinário de plantão para atender ocorrências”, garantiu Lara.