Secretaria de Saúde promove capacitação para conselheiros

14 de julho de 2023 • Felipe Poleti

A Rede de Educação Permanente (REP) da Secretaria de Saúde (SMS) está realizando durante o mês de julho um curso especial de capacitação para os Conselheiros Municipais de Saúde, com o objetivo de promover o exercício da cidadania e favorecer a compreensão da trajetória política, institucional e legal do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre instrumentos de gestão pública e formas de participação de controle social.

A capacitação está sendo realizada no anfiteatro do Cevisa

Realizado sempre aos sábados no prédio no anfiteatro do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde) o curso que se encerra no dia 22/07, está sendo ministrado por profissionais da Fundacentro e do Instituto Walter Leser de sociologia e política.

Além de 18 Conselheiros Municipais de Saúde, a capacitação também tem contado com a participação de médicos, enfermeiros e representantes de bairros. Entre os temas ministrados constam o conceito de participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), papel dos conselheiros, determinantes sociais da saúde, principais problemas de saúde da população, como enfrentar conflitos, como efetivar o acompanhamento, avaliação e fiscalização e exercer o controle social no SUS.

O CONSELHO – Sua principal função é monitorar a execução das ações na área de Saúde, participando da formulação de metas para o segmento, além de acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS além do repasse dos programas federais.