Secretaria de Saúde valida para 1 ano as receitas médicas de uso contínuo

18 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou para 1 ano a validade de todas as receitas médicas de uso contínuo para dispensação nas 26 farmácias municipais. A iniciativa, segundo o secretário da pasta, Filemon Silvano, visa evitar a circulação de pessoas pelas unidades de saúde, que a cada 6 meses precisavam renovar essas receitas por intermédio de consultas médicas. A medida não vale para as receitas de controle especial, reguladas pela Portaria Federal nº 344/98.

Por exemplo, se um paciente retirou uma receita há cinco meses, ele só terá de renová-la daqui a 7 meses. A iniciativa deve impactar diretamente o grupo formado por pacientes hipertensos e diabéticos, que rotineiramente procuram as unidades de saúde para a renovação das receitas de uso contínuo. “As pessoas que já possuem essas patologias, em caso de contato com a Covid-19, podem ter uma grave piora no seu quadro pois pertencem ao grupo de risco. Assim, evitamos aglomerações desnecessárias”, disse Filemon.

Para se ter uma ideia do impacto dessa medida, vale a pena lembrar que das 95 mil receitas recebidas pelas farmácias municipais mensalmente, 40% correspondem a pacientes hipertensos e diabéticos.

PACIENTE DESCOMPENSADOS – Importante ressaltar que os pacientes descompensados, portadores dessas patologias, continuarão sendo atendidos normalmente. A prorrogação da validade das receitas será destinada apenas aos pacientes que estão bem de saúde.