Secretaria Municipal da Saúde desenvolve ações de segurança e saúde nas escolas

5 de outubro de 2016 • Coordenação DAF
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Piracicaba), da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST), da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, vem desenvolvendo ao longo do ano ações para levar aos adolescentes e jovens informações sobre como ingressar de forma segura no mercado de trabalho.

A iniciativa visa a erradicação do trabalho infantil, a segurança no trabalho, bem como a saúde e a segurança no ambiente escolar, como parte do projeto Saúde e Segurança do Trabalhador nas Escolas, desenvolvido pelo Cerest-Piracicaba e pela CIST.

Foram realizadas inúmeras palestras e capacitação de professores e alunos da rede municipal e estadual envolvendo alunos, dos 7 aos 18 anos de idade, e representantes dos Grêmios Estudantis de 69 escolas da rede estadual. Devido ao projeto, o assunto segurança passou a fazer parte da prática curricular das escolas.

"A participação e o interesse nestas ações tem sido muito importante para que estes jovens, futuro trabalhadores, saibam mais sobre as causas de acidentes e adoecimentos pelo trabalho, que infelizmente ainda vitimam milhões de pessoas em todo o país a cada ano", ressalta o fisioterapeuta Helder Prado, do Cerest – Piracicaba, coordenador do projeto Saúde e Segurança do Trabalhador nas Escolas.

Na próxima segunda-feira, 10 de outubro, Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas, será realizada palestras e uma feira de segurança na Escola Estadual Olivia Bianco, Jaraguá, envolvendo cerca de 1.000 alunos do 6º ano do ensino fundamental, até o 3º ano do ensino médio.

Graças à parceria com a Hyundai e a empresa Fitassul de materiais de segurança, será realizada uma exposição de equipamentos de segurança e orientação sobre combate de incêndio – a escola acaba de instalar novos equipamentos de combate ao fogo nas suas dependências –, bem como conscientização sobre segurança no transito.

Finalizando as ações deste ano, até 14 de outubro os alunos da rede estadual de Piracicaba e região participam do I Concurso de Redação sobre o Jovem e o Mundo do Trabalho. Alunos e professores foram orientados a desenvolver textos sobre o tema abordando a erradicação do trabalho infantil, prevenção de acidentes e efeitos da globalização no trabalho. A coordenação pedagógica está a cargo da Escola CRIAR de Redação de Piracicaba.