Secretário de Saúde visita CRAB Cecap

24 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Na manhã de hoje, 24/05, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, visitou mais uma unidade de saúde do município, o CRAB (Centro de Referência da Atenção Básica) Cecap. Na oportunidade, o vereador Pedro Kawai e Valéria Capis, membro do conselho municipal e da comissão local de saúde, do bairro Eldorado, participaram da visita que mostrou as diversas ações de saúde promovidas pela unidade, entre elas o projeto voluntário Podologia Preventiva no SUS e também o Horto Medicinal.

Valéria, Pedro Kawai e Tafnes conversam com o secretário Filemon durante visita ao Crab

Recebidos pela enfermeira responsável pelo CRAB, Tafnes Muniz Bassetti, Filemon e Kawai conversaram com médicos, pacientes da unidade e com Juliana Vitti, podóloga especializada em pacientes diabéticos, que é voluntária no projeto junto à colega de profissão Silvana Camargo. “O objetivo é a prevenção e tratamento de lesões nos pés, aconselhamento sobre os cuidados que devem ser tomados, pois cuidar dos pés é fundamental porque eles são a base de sustentação do corpo. O público-alvo desta iniciativa são idosos, já que eles tem mais dificuldades em cuidar dos pés, pessoas com doenças crônicas, como diabetes, doenças vasculares, obesos e gestantes com podopatias”, informou Juliana.

“Os resultados deste projeto tem sido bem positivos e isso é importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente os idosos. Ficamos felizes com a parceria destes voluntários”, ressaltou Filemon.

Comitiva conhece o horto medicinal, local com mais de 30 tipos de planta, utilizadas como forma alternativa para tratamento de diversas doenças

Ao lado de fora da unidade, foi apresentado o Horto Medicinal, onde são cultivados mais de 30 tipos de plantas (ervas e folhas) que são utilizadas como forma alternativa para tratamento de diversas doenças. “É um projeto que tem dado certo porque a população da nossa região é colaborativa e ajuda bastante, inclusive na oferta gratuita de mudas de diversas plantas medicinais”, lembrou Tafnes.