SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Semana da Pessoa com Deficiência será marcada por debates e caminhada

13 de setembro de 2019 • Romualdo Filho

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba — por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social (Smads) — e Câmara de Vereadores, realiza, de 16 a 20 de setembro, uma série de atividades para marcar a Semana da Pessoa com Deficiência, lançada nesta quinta-feira, no gabinete do prefeito Barjas Negri.

Um dos destaques será, no dia 18, o 1º Seminário Municipal sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Salão Nobre do Legislativo (Rua Alferes José Caetano, 834). Estão programadas duas mesas-redondas formadas por especialistas. A primeira, às 9h30, sobre os “Desafios atuais para inclusão das pessoas com deficiência”. A segunda, às 14h30, com o tema “O papel das instituições na inclusão das pessoas com deficiência”.

No último dia, 20/09, haverá uma Caminhada pela Inclusão, com a concentração dos participantes, às 9 horas, em frente ao Mercado Municipal, seguindo até a Praça José Bonifácio. No final da caminhada, todos poderão deixar suas mensagens na Árvore dos Sonhos, que estará em frente da Igreja Catedral, com frases positivas sobre a inclusão e as oportunidades para as pessoas com deficiência em um futuro melhor. O resultado desse trabalhos será tornado público posteriormente.

O objetivo da semana, segundo o coordenador da entidade, Ademir Barbosa, é despertar a sociedade e o poder público para a promoção da acessibilidade; conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção das deficiências; intensificar a inclusão social das pessoas com deficiência; divulgar ações sobre instrução e qualificação para inserção no trabalho, além de sensibilizar a população para as potencialidades das pessoas com deficiência.

O trabalho da atual gestão do Comdef tem sido de muitas conquistas, destacadas por Barbosa. Dentre as quais estão a entrega de cadeiras de rodas pela prefeitura para cadeirantes carentes, a aquisição pelo poder público de duas balanças para pesar cadeirantes, sendo uma foi instalada na Central de Ortopedia e outra no Centro de Especialidades Médicas, atrás do Mercado Municipal.

O bom trabalho resultou também na conquista de acessibilidade na Praça José Bonifácio com a colocação de piso tátil, adaptações de pontos de ônibus, travessias em nível e semáforos sonoros para pessoas com deficiência visual.

Barbosa explica que há várias reivindicações em andamento, incluindo questões legais para essa população especial, que devem ser incorporadas na legislação municipal e brasileira. “A entidade espera também ser mais ouvida pelos órgãos públicos e pleiteamos a criação de um núcleo de articulação das políticas públicas para as pessoas com deficiência”.

HISTÓRICO – Em 1982, um ano após o Ano Internacional da Pessoa Deficiente (AIPD), um grupo de entidades de pessoas com deficiência, do movimento social, reunidos em Recife, estabeleceram o dia 21 de setembro como sendo o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

Essa data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

O dia foi oficializado em nível nacional pela Lei 11.103, de 14 de julho de 2005 e ao nível municipal pela Lei 5.711, de 6 de abril de 2006. A Lei 7.195, de 30 de novembro de 2011, incluiu no calendário municipal a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Mais informações pelo fone: 3434-0461.

‹ voltar