Senado prorroga programa Mais Médicos por três anos

26 de agosto de 2016 • Coordenação DAF

Com a aprovação do Senado, na quarta-feira (24), 18.240 médicos estrangeiros que trabalham no país dentro do programa Mais Médicos podem dar sequência às suas atividades no Brasil por mais três anos. A medida provisória passou pela Câmara e agora segue para sanção presidencial. Em Piracicaba são 25 vagas, sendo 24 cubanos contratados.

Com a decisão, evitou-se a descontinuidade dos serviços desenvolvidos pelos médicos cubanos que atuam na Atenção Básica em Piracicaba. De acordo com o secretário da Saúde, Pedro Mello, os médicos proporcionados pelo programa federal são fundamentais para o atendimento da população que faz uso dos serviços da atenção primária.

Havia a preocupação de que o programa, iniciado em 2013, fosse prejudicado com a exigência de exames para revalidar o diploma dos médicos cubanos. Pela medida provisória, os profissionais terão o visto provisório prorrogado e poderão continuar participando como intercambistas do programa mesmo com o diploma estrangeiro não reconhecido pelo país.

Segundo o governo federal, o programa é importante porque melhora o atendimento à saúde da população brasileira em 4.058 municípios, atingindo uma cobertura de 63 milhões de pessoas, equivalente a cerca de 30% da população. Na semana que vem serão divulgados detalhes sobre como se dará a continuidade do programa.