Siss Saúde: servidores participam de capacitação sobre novo sistema de gestão na saúde

12 de abril de 2023 • Felipe Poleti

A Prefeitura de Piracicaba iniciou a capacitação dos servidores da Saúde em ação que integra o processo de migração total dos dados da Rede Municipal de Saúde para um novo e moderno software, o Siss Saúde (Soluções Inteligentes de Serviços à Saúde). Ontem, 11/04, das 8h às 17h, coordenadores e apoiadores da rede de Atenção Básica participaram de encontro; na última quinta-feira, 06/04, participaram os servidores do Serviços de Avaliação e Controle (SAC) e profissionais vinculados à rede de Atenção Secundária. Todos os encontros acontecem no prédio do Centro Cívico.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, explica que, com o Siss Saúde, será possível organizar e administrar toda a rede de atendimento, que soma 161 unidades de saúde, garantindo maior agilidade no atendimento à população e melhor uso dos recursos humanos, entre outras vantagens. A implantação total do Siss Saúde está prevista para acontecer em até 12 meses.

“Com esta nova ferramenta, os usuários da rede pública de saúde poderão, entre outros serviços, marcar consultas e exames, agendar retirada de medicação, acessar seu histórico de uso da rede, além de avaliar como foi atendido na unidade de saúde, tudo isso por meio de um aplicativo, sem sair de casa”, disse Silvano.

Treinamento com equipe do Serviço de Avaliação e Controle (SAC) aconteceu na quinta-feira, 06/04

Nas próximas semanas, cerca de 60 servidores estarão treinados para disseminar o conhecimento sobre este novo software e multiplicar a informação para todos os setores da Secretaria de Saúde. “Após esses multiplicadores capacitados, vamos criar um comitê permanente para alinhamento das ações de implantação e manutenção do novo sistema”, completou Silvano.

O secretário lembrou que a atual infraestrutura do sistema interno da SMS está defasada há anos e que, com o novo sistema, o acesso à informação será mais ágil. “Com todos os dados integrados, os atendimentos em saúde serão mais ágeis e menos burocráticos. Com o sistema 100% informatizado, todas as unidades de atendimento e administrativas poderão verificar, em tempo real, a situação de cada paciente”, ressaltou.

Treinamento com servidores da Atenção Básica aconteceu nesta terça-feira, 11/04