TCU libera criação de cursos de medicina

25 de julho de 2016 • Coordenação DAF

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou no dia 20 de julho a continuidade do chamamento público para a criação de cursos de medicina em todo o país, o que possibilitará a criação de 2.460 vagas, em 39 cidades autorizadas, em 11 estados. Em Piracicaba serão criadas 75 vagas.

A Universidade Anhembi Morumbi seria responsável pelo curso, de acordo com o resultado preliminar divulgado em julho do ano passado. A Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) também está na disputa para abrigar o curso e aguarda decisão final.

Com a decisão do TCU, Piracicaba caminha para ter uma faculdade de medicina, o que complementa o projeto de saúde pública desenvolvido pelo município, com a implantação do programa de residencia médica, do Ministério da Saúde, que oferece 30 vagas em nove especialidades, para atuação desses médicos residentes no sistema de saúde local. Além da construção do Hospital Regional.

Os próximos passos do MEC será a divulgação das instituições selecionadas; convocação das instituições selecionadas para assinatura de Termo de Compromisso, conforme previsto no edital; monitoramento da implantação dos projetos apresentados pelas instituições. Ao final do processo, expedição dos atos autorizativos de funcionamentos dos cursos.

Pelo Edital Nº 6, de 2014, foram inscritas 216 propostas de instituições de ensino superior. Sendo que no dia 10 de julho de 2015 foi divulgada a classificação das propostas apresentadas e aberto prazo para recursos. A criação de cursos de medicina faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal.