Trabalho da CPAN está entre os cinco melhores do Estado

20 de outubro de 2016 • Coordenação DAF
As estratégias para a divulgação do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, utilizadas pela CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, foram classificadas entre os cinco melhores trabalhos do Estado de São Paulo. Os três primeiros colocados serão premiados durante o VIII Fórum de Promoção da Saúde e V Encontro de Experiências Bem-sucedidas em Promoção da Alimentação Saudável, que acontece nesta quinta-feira, 20, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. No total, 15 municípios do Estado enviaram trabalhos para o prêmio.

O Guia traz orientações sobre como escolher alimentos e combiná-los nas refeições e o seu uso in natura e em grande variedade, por exemplo. Também destaca a importância do consumo predominante de vegetais como base da alimentação, entre outros. O material também foi utilizado para nortear as propostas do Programa Piracicaba com Saúde: é Hora de Comer Melhor, que tem como objetivo a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil no município.

O material foi distribuído em todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica e coube à CPAN o trabalho de divulgação da importância do Guia, que consistiu em encontros com os profissionais das Unidades de Saúde, que receberam informações do conteúdo e as repassaram à população.Os alunos da rede municipal e familiares também foram alvos das orientações, por meio de palestras. “Realizamos palestras para os alunos e seus pais e responsáveis em 49 escolas municipais, ação que atingiu 4.600 pessoas”, lembra a nutricionista Márcia Cardoso, coordenadora da CPAN.

Márcia salienta que esta é a terceira vez que o município se inscreve no evento. Em 2011, obteve a 1º colocação e, em 2015, o 3º lugar, ambos com o Programa Piracicaba com Saúde: é Hora de Comer Melhor!. “Ficamos muito felizes em ver o trabalho reconhecido no Estado de São Paulo, pois a equipe se dedicou e se comprometeu muito”, comemora a coordenadora.

O trabalho será apresentado por Márcia e pela também nutricionista Ana Paula Vioto Ferraz.